• Valéria Barros

Falar inglês abre portas!



Vamos falar sobre as principais certificações de inglês para o mercado de trabalho na Europa?

A maior dúvida de um profissional que busca emprego em outro país ou na Europa, especificamente, é sobre os idiomas e certificações que precisam para comprovar o nível de conhecimento em um certo idioma.

Muitas vezes não basta ter o idioma na ponta da língua, é preciso provar o conhecimento através de certificados. Pensando nisso, e para oficializar e padronizar o conhecimento em idiomas, existem no mercado diversas certificações, exigidas por universidades estrangeiras, instituições governamentais, escolas de negócios e também empresas.

1 - Como definir níveis de conhecimento na língua estrangeira

A Europa, devido a sua diversidade cultural e multilinguismo, criou um modelo padrão conhecido como Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, é um padrão europeu, usado também em outros países, que servem para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita numa determinada língua. Assim foram definidos 3 tipos de falantes:

• Falante básico

A1 Iniciante

A2 Básico

• Falante independente

B1 Intermediário

B2 Usuário independente

• Falante proficiente

C1 Proficiência operativa eficaz

C2 Domínio pleno

O projeto é o resultado de um trabalho iniciado em 1991 por iniciativa do governo federal suíço que esteve inspirado em trabalhos prévios realizados por particulares e instituições desde 1971. O documento final foi elaborado pelo Conselho da Europa e apresentado em 2001 durante a celebração do Ano Europeu das Línguas.

2 - As principais certificações exigidas no mercado de trabalho internacional

Hoje vou citar as principais certificações de domínio de inglês exigidas no mercado de trabalho internacional, mas vamos com calma!

Estas certificações somente são solicitadas em alguns casos específicos, não significa que você precisa sair correndo para obter um certificado do TOEFL, por exemplo, o que leva muito tempo e dedicação para concluir com êxito.

Para alguns cargos específicos aqui na Europa exige-se a certificação oficial, mas isso vai depender muito do seu objetivo. Por exemplo, se você atua na área da saúde, terá que reconhecer o seu diploma e consequentemente vai precisar de uma certificação do idioma do país que você pretende atuar, usamos a Alemanha como exemplo, onde pede-se mínimo C1 para fazer uma especialização ou entrar em um curso em uma boa universidade do país.

Se a sua profissão é um cargo em demanda na Europa ou uma profissão globalizada, como Gerente de TI, onde as ferramentas e sistemas que você trabalha são internacionais e semelhantes ao redor do mundo, a certificação somente será solicitada se a empresa exigir, ou se, na sua entrevista de emprego o recrutador notar uma certa carência no seu domínio de inglês, por exemplo. Então após uma entrevista de emprego pode ocorrer que o recrutador solicite seu certificado de idiomas reconhecido por um órgão oficial do país.

3 - Agora vamos conferir abaixo as 7 principais certificações internacionais da língua inglesa

1. TOEFL - Test of English as a Foreign Language

É o mais famoso e um dos principais certificados da língua inglesa. Tem uma validade de dois anos, é aceito em grande parte das universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa, mediante uma nota mínima estabelecida.

O TOEFL é voltado para avaliar o domínio de inglês do candidato, dentro de um ambiente acadêmico. Já há instituições brasileiras que adotam o certificado como pré-requisito. O teste é dividido em diferentes modalidades de prova, como escrita, oral, auditiva e comunicativa.

Para maiores informações sobre este exame, visite o site do TOEFL.

2. TOEIC - Test of English for International Communication

É um certificado também bastante conhecido e voltado para área corporativa. É mais usado apenas para comprar o domínio da língua no ambiente de trabalho, sendo que os testes são voltados para as rotinas do dia a dia, como: reuniões, viagens e ligações telefônicas, por exemplo. Sua nota não tem uma validade definida.

O inglês americano predomina, mas o candidato pode se deparar com um exercício de compreensão oral em que se ouça outros sotaques também.

Saiba mais sobre este teste no site TOEIC.

3. First Certificate in English (FCE), Certificate in Advanced English (CAE) e Certificate of Proficiency in English (CPE)

O Cambridge é muito comum para quem pretende estudar ou obter bolsas de estudo a nível internacional, sendo exigido como requisito em universidades ao redor do mundo, principalmente no Reino Unido.

A validade é permanente e é dividido em cinco níveis de certificado:

  • Básico (KET)

  • Intermediário (PET

  • Intermediário superior (FCE)

  • Avançado (CAE)

  • Proficiência (CPE)

Para mais informações visite o site oficial do Cambridge English.

4. IELTS - International English Language Testing System

O IELTS surge como requisito acadêmico, corporativo e pode ser solicitados para fins de imigração, no Canadá é muito usado, por exemplo.

É reconhecido principalmente, por universidades no Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. As etapas deste teste incluem: redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral/comunicativa.

Para saber mais sobre este teste, segue o site oficial com as principais informações: Certificado IELTS.

5. ECPE - Michigan: Examination for the Certificate of Proficiency in English

Não é muito conhecido, porém é usado para testar habilidades e conteúdo típicos para universidades e empresas, focando-se mais para uma carreira internacional.

Mediante uma nota mínima exigida, o teste é mais para definir em qual nível de conhecimento você mais se encaixa, podendo então ser exigidos por empresas contratantes para medir o domínio de idioma do candidato. Sendo assim, é mais indicado para quem tem um nível avançado de inglês.

Se você fazer o teste e obter a nota média de aprovação, recebe um certificado, já para quem recebe a nota mais alta, consegue o Certificate of Proficiency With Honors, um certificado com honra e méritos.

Mais informações acesse aqui o site: ECPE - Michigan.

6. BEC - Cambridge Business English Certificate

É oferecido também pela Universidade de Cambridge, voltado para o inglês business. Mais indicado para quem estuda ou atua na área de negócios.

São três opções de nível:

  • Business Preliminary (classificação B1 no CEFR)

  • Business Vantage (classificação B2)

  • Business Higher (classificação C1)

Para maiores informações, acesse o site: Cambridge English.

7. GMAT - Graduate Management Admission Test

É uma prova de admissão exigida pela maior parte das escolas de negócios nos Estados Unidos e Europa. Este exame vai além do simples domínio em inglês, medindo também as habilidades matemáticas, análise de dados, verbais, leitura e de escrita analítica dos candidatos, usado principalmente para quem busca um MBA ou cursos de Pós-graduação a nível internacional.

O exame GMAT irá ajudá-lo a se destacar durante um processo de admissão em uma universidade, sendo muito usado na Europa. Quando você se sai muito bem neste exame, você consegue demonstrar o seu compromisso, sua motivação e a sua capacidade para ter sucesso nas escolas de negócios europeias.

Visite o site do GMAT e saiba mais sobre este teste.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Fonte das informações: Exame

Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior, deixe aqui seu comentário que nós vamos te ajudar!

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida que eu respondo para você.

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa:

1 - UK - Carreira e Vida no Reino Unido traz facilidade no idioma e qualidade de vida!

2 - Descubra a Holanda: Vida e carreira na Holanda

Quer saber mais sobre o meu trabalho e a Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail? Inscreva-se já na minha NEWSLETTER.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e um forte abraço.

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

#Carreira #Estudos #Europa #Planejamento #inglês #idiomas

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe