• Valéria Barros

Os principais 3 passos para o Planejamento de uma carreira de sucesso



Você já parou para pensar como será sua carreira profissional daqui 5 anos?

Qual será seu cargo, empresa, metas e objetivos?

Caso sim, então você já deu seus primeiros passos para a criação de um plano de carreira. Mas se por outro lado ainda não, então está na hora de começar a pensar!

Existem dois tipos de plano de carreira: um é o mais conhecido como Coaching de Carreira e outro é aquele que algumas as empresas oferecem aos seus funcionários.

Enquanto o segundo está cada vez mais raro, o primeiro vem se tornando essencial para uma vida profissional de sucesso!

Vou apresentar aqui os principais 3 passos para você começar o seu planejamento e atingir as suas metas profissionais rumo ao sucesso. Um conjunto de objetivos e metas que devem ser seguidos rigorosamente, se você realmente quer chegar no topo da sua carreira.

Existem vários fatores para se iniciar um plano de carreira, busca por melhores salários, experiência internacional, mudança de empresa, entre muitos outros. Seja qual for o seu propósito, um bom plano de carreira deixou de ser apenas um benefício oferecido pela empresa e passou a ser um plano individual, no qual cada profissional traça seus próprios objetivos.

Passo 1: Qual é a sua meta profissional?

Você terá que ser claro e sincero com você mesmo, e definir rigorosamente aonde quer chegar na sua carreira. Analise qual é o seu cargo atual e defina um cargo que você queira ocupar daqui a 1, 3 ou 5 anos, o prazo é você quem deve decidir, mas seja realista, por exemplo, um estagiário precisa de mais de 1 ano para chegar a um cargo de diretor de uma organização, defina etapas, estagiário, coordenador, gerente e então diretor.

Lembre-se de que uma meta é um planejamento muito bem estruturado, desenhado a partir de componentes reais do nosso cotidiano. Ter como meta ser diretor de uma empresa é bem diferente de sonhar com esse cargo.

Passo 2: Ação! Como vou chegar lá?

Faça uma análise das suas habilidades e competências profissionais atuais e então compare com os requisitos necessários para realizar a sua meta, por exemplo, o que você precisa para ser diretor de uma empresa e o que você ainda não possui para obtê-lo, como inglês avançado, cursos de gerenciamento de equipes e liderança, entre outros. Depois de definidos, verifique os passos a seguir e comece a agir.

Passo 3: Faça acontecer!

Crescer na carreira não é algo que acontece sozinho. Se você quer fazer seu plano de carreira acontecer, terá que se mexer! O sucesso é a meta realizada e não apenas escritas em um papel sem desenvolvê-las. Trace seu caminho, um prazo que você possa cumprir, objetivos a médio e longo prazo, e analise mensalmente se você está seguindo o caminho certo, caso não, estabeleça novas metas e novos prazos, mas nunca desista perante os obstáculos. Pesquise por cases de pessoas que alcançaram o sucesso e faça da trajetória deles a sua também.

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Coaching #Planejamento #Carreira

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe