• Valéria Barros

Confira aqui um Roteiro Completo para você que vai morar em outro país



Quais são as melhores estratégias usadas pelos profissionais na hora de embarcar nesta jornada?

Bom, a melhor estratégia é aquela que você usa e funciona!

Confira abaixo as minhas dicas sobre um bom Planejamento para morar e trabalhar no exterior, que eu apliquei e funcionou muito bem.

1. Qual é a melhor estratégia para que eu consiga um bom resultado na minha vida nova em outro país?

Você já viajou para o exterior? Se sim, então você já sentiu aquele friozinho na barriga de quando alguém tenta falar com você em outro idioma e você paralisa! Isso é um sentimento normal quando a gente começa a aprender outro idioma, mas isso vai passar com o tempo, é uma questão de vivência mesmo. Eu falo 4 idiomas e já morei em 3 países diferentes, posso te dizer com toda a certeza que a melhor estratégia, conselho e o principal motivo em que as pessoas mais pecam na hora de ir morar em outro país é não se preparar muito bem para falar o idioma.

Se você não está preparado o suficiente, você vai ver como é desconcertante na chegada em outro, país quando você mais precisa de orientação, não saber como se expressar, ou na maioria dos casos, não entender claramente seus direitos e deveres. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você não vai chegar lá e estar falando outro idioma em 1 mês, se você pensa assim saiba que isso leva mais tempo do que você imagina. Então ESTUDE MUITO!

2. Antes de sair do Brasil

Antes de sair do Brasil, cheque tudo! Duas, três, quantas vezes for necessário, mas não deixe nada pendente para trás, pois isso pode lhe trazer muitos desconfortos futuros.

Verificar todos os pontos importantes e documentos e que você irá precisar com toda a certeza:

  • Documentos pessoais: passaporte, carteira de motorista, certidão de nascimento, certidão de casamento, cartões bancários, procurações

  • Se tiver filhos: certidão de nascimento, comprovante escolar, carteira de vacinação, atestados médicos (caso houver).

  • currículo profissional, cartas de apresentação e referência, diploma escolar, certificados profissionais, certificados de curso de idiomas concluídos, contatos para lhe ajudar.

  • Procurações e documentos traduzidos e juramentos: se for o caso.

  • cancele todos os contratos ante de sair do Brasil, como: débito automático, contratos com banco, seguros, aluguel, e outros que você tenha. Certifique-se que foram realmente cancelados, para que você não tenha pagamentos ou problemas futuros com seu dinheiro e tempo.

3. Acabei de chegar em outro país e agora o que devo fazer primeiro?

Quando você chega em outro país como imigrante, o que muitas pessoas desconhecem é que você deve primeiramente procurar um órgão competente do governo especializado na área, e lá você vai poder verificar sobre todos os seus direitos e deveres dentro do novo país. Cada país tem um método e órgão especializado para auxiliar os recém-chegados, por exemplo no Canadá, eles oferecem uma ajuda especial para as mulheres, como cursos de idiomas e profissionalizantes, e existe até uma orientação pessoal na busca por emprego dentro do país.

4. Qual é o meu projeto ou Plano de Ação para ser bem-sucedido em outro país?

Se você chegou até aqui é porque teve um bom planejamento. Agora é hora de recomeçar a vida e seguir em frente. Comece planejando e preparando-se para o idioma, pois é este que vai mostrar quem você é e será no novo país. O seu conhecimento de idioma é que vai te abrir as portas para a carreira, amigos, vida social e tudo mais. Se você ainda não tem um bom conhecimento do idioma, então comece a pesquisar por escolas e cursos. Alguns países oferecem curso de integração gratuitos para pessoas recém-chegadas, e isso vai facilitar muito a sua vida a partir de agora.

Se você já tem um bom nível de idioma, então mãos a obra!

Siga em busca de emprego, envie currículos, busque networking, pesquise por empresas na sua cidade e na sua área, e não se esqueça de atualizar o seu perfil no LinkedIn, para que os headhunters possam te encontrar e analisar o seu perfil oferecendo possíveis oportunidades de trabalho.

5. Como construir um networking poderoso?

Construir um networking poderoso não é tarefa fácil, você já deve ter percebido ao longo da sua carreira, e agora é hora de se atualizar e buscar novos contatos, focando na sua carreira internacional.

Uma dica que eu sempre passo para os meus cientes é começar pelo Linkedin, é uma ferramenta poderosa que vai lhe trazer bons frutos. Pesquise por empresas, vagas, headhunters e envie uma mensagem, sendo agradável e apresentando-se, primeiramente, e nesta mensagem peça cordialmente se você poderia enviar o seu currículo para o banco de dados deles e expresse os seus interesses e objetivos nesta nova jornada de vida.

Mas antes de tudo, não se esqueça de atualizar os seus dados, como endereço, e-mail e telefone, isso é muito importante, para que eles possam entrar em contato com você rapidamente. Procure também por grupos no facebook, que geralmente são criados para ajudar os recém-chegados naquele país, e lá você pode se apresentar e dizer que está à procura de empregos, em muitos casos eles poderão te ajudar.

6. Como não perder a inspiração e motivação que me trouxeram para essa nova pátria?

É a inspiração vem fácil, vida nova, país novo, lindo, maravilhoso, mas será que com o tempo e as dificuldades você não irá se arrepender, ou até mesmo se frustrar no novo país?

Este é um sentimento normal, e que ocorre com quase todos que vão morar no exterior. Os fatores mais problemáticos e que afetam os imigrantes são: idioma, distância e integração na nova sociedade. Para driblar estes sentimentos, eu indico que você mantenha-se sempre ocupado, eu sugiro para os meus clientes a sempre procurar um hobby, assim você vai unir o útil ao agradável, vai fazer o que gosta e ao mesmo tempo conhecer pessoas, fazer amigos e o principal, manter a mente ocupada afastando-se dos problemas.

Procure realmente integrar-se com a sociedade, experimente as comidas tradicionais, estude a história do país, as tradições, participe das comemorações buscando encontrar o seu lugar nesta nova vida.

Estas 6 dicas, eu usei como um próprio exemplo de vida e estou compartilhando com você porque eu já passei pelo que você irá enfrentar a partir de agora. O meu maior conselho é que você NÃO DESISTA! Pense no que te fez chegar até aqui e não nos problemas e obstáculos.

Todo problema tem uma solução, lembre-se disso. Foco na solução.

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Coaching #Planejamento #Carreira #Europa

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe