• Valéria Barros

Você tem um EMPREGO ou uma CARREIRA?



Se você respondeu a primeira opção, então está na hora de rever os seus conceitos. A carreira vai te ajudar a desenvolver pessoalmente e profissionalmente, o emprego apenas lhe proporciona uma remuneração no final do mês.

Conforme analisado e comentado pelos maiores Coachs de Carreira, muitas pessoas vivem o sonho do emprego e da remuneração estável mas deixam de lado a sua carreira profissional, ficando estagnados e não desenvolvendo adequadamente suas habilidades e competências.

Vou listar aqui os pontos cruciais que indicam que você está seguindo o emprego dos seus sonhos, mas que na realidade está deixando para trás uma grande oportunidade de transformar isso em um grande desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Você só faz o que está no script

Quando você inicia um emprego novo, você logo recebe as descrições da sua função, até aqui isso é o normal, mas vamos analisar, você só faz aquilo que está escrito para fazer ou você busca conhecimento contínuo e aprendizado diário?

Pois esta é a grande diferença entre um emprego e uma carreira. A carreira deve proporcionar crescimento e desenvolvimento de habilidades, enquanto o emprego apenas lhe oferece uma boa remuneração pelo seu esforço e tempo de trabalho. Estar estagnado na mesma função há muito tempo, não ter mudança de responsabilidades nem encarar novos desafios revelam que o profissional está trabalhando e fazendo seu trabalho, porém sem perspectivas de crescimento.

2. Não está aprendendo mais com o trabalho

Há quanto tempo você não aprende algo novo na sua função ou sobre a sua empresa?

Sabe aquele update que precisamos de vez em quando? Ele é muito importante para construir uma carreira de sucesso. Se você está a muito tempo na mesma posição na empresa e nota que não está aprendendo ou agregando valor à sua carreira, está na hora de pensar e analisar aonde você quer chegar com isso. A grande diferença entre carreira e emprego está ligada ao aprendizado e desenvolvimento que o seu trabalho ou profissão estão lhe proporcionando no momento. Pense a respeito!

3. Rotinas e mesmice

Às veze você fica tão absorvido por tarefas cotidianas e padrões da empresa a ponto de não inovar ou influenciar as pessoas com o seu talento. Procure sempre inovar criando novas rotinas, buscando soluções e ideias para o ambiente de trabalho. Mostre para a empresa que você pode ir além da sua job descripton. Inovar e buscar novas práticas para executar o seu trabalho é uma ótima maneira de influenciar e liderar pessoas com o seu talento.

4. Defina um objetivo de carreira

Quando iniciamos a nossa carreira, geralmente como estagiária que foi o meu caso, nós temos muitos sonhos e objetivos para o nosso futuro, mas com o tempo e o stress do dia a dia, estes objetivos vão se perdendo no caminho, e acabam desaparecendo. Está na hora de reavaliar a sua carreira e definir novamente seus objetivos e metas, direcionando você ao seu sucesso profissional. Pesquisa por cursos de especializações, procure grupos profissionais nas redes sociais e troque experiências, isso vai fazer você repensar sobre o seu caminho e te atualizar com o mercado. Quem não toma as rédeas da sua trajetória e não planeja, fica refém do que a empresa decide para a sua vida profissional. Foco é a chave para o sucesso!

5. Não acreditar no seu potencial

A falta de fé em si mesmo é o maior obstáculo para alavancar a sua carreira. Se você chegou até aqui é porque pode ir mais além. Acredite no seu potencial e faça acontecer, se errar, faça novamente e aprenda com o seu erro, é assim que surgem os grandes líderes. Para que as pessoas possam acreditar em você, você deve acreditar primeiro.

Agora que você já decidiu retomar a sua carreira e chegar ao topo, mãos à obra!

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Coaching #Planejamento #Carreira

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe