• Valéria Barros

Dicas para uma entrevista via Skype com empregador europeu



Ao se preparar para uma entrevista de emprego, primeiramente é preciso parar e prestar atenção nas próprias ações, no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando a entrevista não é “cara a cara”, o nosso poder de convencimento cai ainda mais, pois não estamos preparados para defender uma argumentação e se sustentar sobre as nossas escolhas. Existem dois importantes fatores a serem analisados em uma entrevista de emprego:

1 - O Poder de argumentação

2 - A Sustentação Pessoal

A sustentabilidade pessoal tem o mesmo conceito da sustentabilidade já conhecida por todos, que significa satisfazer as necessidades pessoais do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro. A diferenciação entre elas é apenas no modo de execução, uma vez que em uma entrevista é preciso mudar o foco para si mesmo.

Assim como o meio ambiente, o ser humano também precisa usar eficientemente seus recursos, sua energia mental, emocional e física, sem desperdícios e de modo a preservar as coisas que valoriza na vida.

A importância da Sustentação Pessoal em uma entrevista baseia-se no conceito do candidato ter um raciocínio dialético, próprio de bons negociadores, convencendo o recrutador ou o futuro chefe de que o “plano apresentado” é a melhor opção possível, apresentando assim as vantagens em ter você como colaborador daquela empresa. Contudo você precisa apresentar as “reais” vantagens e benefícios, defendendo cada um com base na sua trajetória profissional.

A Autoestima é a base para a sua Sustentação Profissional e Pessoal. Um profissional que é guiado por propósito e prazer, se identifica com algo para poder se dedicar verdadeiramente na sua carreira. É isso que as empresas buscam em um futuro profissional, um amor pelo seu trabalho e seu desenvolvimento pessoal e profissional, pessoas com iniciativa, que tenham determinação, capacidade de análise e argumentação.

Os candidatos precisam ter sustentação pessoal, saber trabalhar em time e comunicar com clareza. Os requisitos que mais eliminam candidatos nos processos seletivos são: capacidade de análise e sustentação. A maioria dos candidatos tem dificuldade em fazer uma análise mais profunda sobre os temas mais variados, e sem essa capacidade, eles não conseguem sustentar seus pontos de vista na entrevista.

Para melhorar e trabalhar a sua Sustentação Pessoal para os processos seletivos pessoalmente ou online, é importante você ter um foco, seja na Carreira ou na vida Pessoal, pois isso é o que vai sustentar a sua iniciativa e a sua busca por um emprego naquela empresa ou naquele país.

Por exemplo, eu me candidato para uma vaga de emprego na Irlanda. Meu perfil é ótimo e atende as expectativas da vaga e da empresa. Então certamente sou chamada para uma entrevista via Skype. Porém na entrevista dá tudo errado, eu não consigo me concentrar nas perguntas e me apresentar perfeitamente. Por que isso acontece?

É claro que o nervosismo fala mais alto, porem se eu tenho foco e objetivo, isso passará após os primeiros minutos, pois estou indo em busca dos meus objetivos. Confira dois casos abaixo como exemplo:

Caso 1

Eu me candidatei para uma vaga que vi no LinkedIn e achei legal.

Neste caso eu dificilmente conseguirei me sustentar em um processo seletivo, pois não tenho foco e não busco alcançar meus objetivos com este emprego.

Caso 2

Eu me candidatei para uma vaga de emprego na Irlanda porque busco uma Carreira Internacional na Europa e a Irlanda poderá me oferecer esta experiência internacional de acordo com a minha área profissional e meus objetivos pessoais.

Entendeu a diferença?

Eu tenho foco e busco alcançar o meu objetivo, seguir uma Carreira na Europa e desenvolver minha vida profissional. Quando eu participar do processo seletivo, vou focar em responder as perguntas de acordo com as minhas expectativas profissionais e pessoais, e é isso que vai me sustentar na hora de apresentar as vantagens para ser contratado para esta vaga.

Dicas para uma entrevista via Skype com empregador europeu:

  1. Se possível, pratique com algum parente ou amigo, como se ele fosse o entrevistador

  2. Preste atenção no ambiente, sempre!

  3. Ligue a câmera antes, quando estiver sozinho, e veja o ambiente ao seu redor, não seria muito profissional você fazer uma entrevista internacional com a sua toalha pendura atrás de você, não é?

  4. A iluminação também é muito importante, opte por ficar perto de uma janela, a iluminação natural é sempre a melhor.

  5. Certifique-se de que sua foto de perfil do Skype seja profissional, a primeira impressão é a que fica!

  6. Desligue os aparelhos eletrônicos, não é nada confortável perder a concentração na conversa porque o WhatsApp não para de bipar.

  7. É comum aqui na Europa perguntar sobre sua expectativa salarial antes de informar o salário da vaga. Para isso, faça uma pesquisa antes sobre a média salarial na sua área de atuação em países europeus, a sua expectativa não deve ser muito abaixo ou muito acima da média.

  8. E por último, faça um resumo sobre a sua apresentação pessoal e profissional, e mantenha com você na hora da entrevista!

Confira aqui outros posts sobre Entrevista de Emprego:

Como se sair bem em uma entrevista de emprego na Europa?

O seu currículo é atrativo para o mercado?

Quer saber as 39 perguntas cruciais para fazer uma entrevista de emprego em inglês?

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Planejamento #Carreira #Europa

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe