• Valéria Barros

Mas afinal, por que um bom currículo faz toda a diferença?



Nós recrutadores, temos um prazo determinado para encontrar um bom candidato que se enquadre no perfil exigido pelas e empresas. Muitas vezes ao encontrar o candidato, vem o maior problema, o contato. O currículo e o perfil no LinkedIn na maioria das vezes estão desatualizados, não especificando correntemente a trajetória do profissional, os cursos e cerificados e o principal, os dados para entrar em contato.

Seguindo estes pontos, elaborar um bom currículo é o que torna o fator indispensável se você quiser se destacar e seguir adiante em um processo seletivo, como a fase da entrevista, após a sua candidatura.

Confira aqui 7 pontos mais importantes para revisar em seu currículo, focando no que as empresas internacionais buscam em um CV.

1. CVs que descrevem objetivamente a função/cargo que pretende ocupar

Ao invés de enviar currículo e atirar para todo o lado, o profissional deve ter foco. Currículos genéricos poderão ser descartados facilmente. Tenha foco no cargo que você busca e alinhe seus objetivos de carreira seguindo o seu foco profissional. Pesquise a função específica a qual você se candidata e adapte o seu currículo para ir ao encontro das necessidades e responsabilidades específicas a ela associadas.

2. Experiências mais relevantes

Os recrutadores são treinados para examinar cuidadosamente a sua experiência profissional e acadêmica, buscando aspectos do seu passado que sejam relevantes para a empresa e o setor em questão. Certifique-se de que você incluiu todas as informações que realçam a sua trajetória profissional no setor que você pretende atuar.

3. Habilidades e Competências

Uma carreira na Europa depende das suas habilidades e competências, um pouco diferente do brasil que foca em atividades profissionais. Elabore seu currículo transformando as suas atividades rotineiras em competências profissionais, fazendo com que os recrutadores sejam atraídos pela sua trajetória profissional, descrevendo corretamente as suas habilidades e a sua capacidade profissional.

4. Sucessos e realizações

Uma das melhores formas de atrair a atenção dos recrutadores internacionais é oferecer um currículo globalizado e internacionalizado. Se você teve sucesso em empresas internacionais, recebeu prêmios ou destaques da profissão, fez intercâmbios de trabalho, cursos ou outras atividades relevantes, não deixe de destacar isso no seu currículo. Este será o seu diferencial!

5. Formação Acadêmica

Aqui está um grande erro que muitos profissionais comentem. Um currículo bem escrito realça a sua formação relevante, em particular quando esta experiência é recente. Nesta parte descreva apenas as formações e graduações acadêmicas, reconhecidas por universidades, os cursos rápidos e certificações ficam para outra seção.

6. Leitura fácil e de boa compreensão

Independentemente das suas competências para uma função, os recrutados não irão ler o seu currículo até o final se o mesmo não estiver bem organizado e escrito. Procure listar suas competências ao invés de criar frases longas e escolha um layout e uma boa fonte, que não cansem a leitura.

7. Certifique-se de que não tem incoerências, não deixe dúvidas

Evite deixar lacunas no seu currículo que possa gerar dúvidas aos recrutadores que lhe está avaliando profissionalmente. Indique as suas experiências profissionais por ordem cronológica, iniciando sempre pela última ou atual. Certifique-se de que não há incoerências nas suas descrições de responsabilidades e realizações anteriores.

Se você precisa de ajudar para elaborar sua Carta de Apresentação e Currículo para o mercado internacional, fale conosco, nós podemos lhe orientar sobre este assunto.

Se você quer morar e trabalhar na Europa, mas não sabe por onde começar, saiba que nós estamos aqui para lhe orientar!

Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior, deixe aqui seu comentário que nós vamos te ajudar!

Não deixe de conferir a Edição Completa da nossa Revista "Carreira na Europa" com depoimentos e cases de sucesso de brasileiros que foram atrás de seus sonhos e hoje vivem na Europa!

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa!

Se você se identificou e busca uma Carreira na Europa, agende já uma Consultoria de Avaliação de Perfil, e vamos lhe mostrar o melhor caminho para você trabalhar na Europa!

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e nossa Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Planejamento #Carreira #Europa #Vagas #dicas

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe