• Valéria Barros

Principais qualificações para concorrer à uma vaga com Sponsorship - visto com permissão de trabalho



Se você é um profissional que busca uma carreira internacional e quer trabalhar no exterior legalmente, saiba que algumas empresas têm grande demanda de mão de obra em vários setores, e na maioria dos casos, se você for um profissional muito qualificado (overqualified), a empresa pode sim lhe patrocinar, e através de um Contrato de Trabalho, contratar profissionais em demanda para atuarem no país, oferecendo assim o tão sonhado “visto com permissão de trabalho”.

Muitas empresas de consultoria e recrutamento estão focando nos profissionais qualificados que tem interesse em trabalhar no exterior, mas tem dificuldade em encontrar uma empresa que possa patrocinar o visto de trabalho. O processo para obter um visto engloba vários fatores, devido a isso não é um processo muito fácil, mas é possível sim, vai depender do seu diferencial como profissional.

Você consegue um contato e então comenta que precisa de um visto de trabalho para poder atuar naquele país, infelizmente alguns recrutadores já dizem: I’m sorry, we are not able to sponsor your visa. Acredito que muitos profissionais já passaram por esta situação, se você está fora do país, este processo fica ainda mais difícil.

Um visto de Sponsor é direcionado somente para profissionais com boas qualificações, experiências profissionais em áreas de alta demanda, e com fluência em idiomas dos países europeus, por exemplo.

O profissional que busca um visto de sponsor deve ser patrocinado por uma empresa que seja habilitada previamente pelo governo daquele país, sendo que este visto é direcionado apenas para profissionais não tenha visto de permanência no país, mas possuem qualificação e uma profissão em demanda, oferecendo um perfil diferenciado de contratação.

Principais qualificações para concorrer a uma empresa com Sponsorship:

• Profissão em Demanda

• Graduação e experiência na área de atuação

• Fluência em idiomas

• Certificados e programas internacionais

Uma observação é que as empresas habilitadas só poderão patrocinar algum estrangeiro se não encontrarem nenhum cidadão ou residente permanente capacitado a fazer o trabalho em questão, portanto, para conseguir este processo, o interessado deve passar por um enquadramento rigoroso do governo, o que dificulta bastante o acesso a este visto. Entretanto, nada é impossível, pois existem muitos casos de Brasileiros que já conseguiu e venceram estas barreiras.

Por exemplo a Alemanha é um país que oferece diversas oportunidades para profissionais qualificados e que falam alemão. Com uma grande lista de profissões em demanda, a Alemanha facilita muito o processo, mas em controvérsia, exige requisitos rígidos para a contratação de mão de obra estrangeira.

Se você já tem uma oferta de trabalho concreta na Alemanha, você pode receber o chamado "Blue Card EU" - uma autorização de residência e trabalho combinada - desde que o salário bruto anual oferecido seja de pelo menos 50.800 euros. Se você não alcança este limite de salário, pode trabalhar como médico ou nas chamadas profissões de MINT (matemática, informática, ciências naturais, tecnologia), porém deve ganhar um salário comparável aos empregados alemães (em torno de 40,00 euros por ano).

Mas se você ainda não trabalha e gostaria de procurar um emprego adequado à sua qualificação na Alemanha, também existe um processo específico para este requisito.

Desde 1973 a Alemanha proibiu o recrutamento de trabalhadores estrangeiros para proteger sua força de trabalho doméstica. No entanto, a falta de profissionais altamente qualificados em áreas como engenharias, TI e saúde obrigou o governo a implementar o Cartão Azul da UE em 2012, facilitando o acesso de pessoas de fora da UE. Profissionais qualificados também podem entrar no país e permanecer por seis meses para procurar emprego.

Você pode solicitar um visto válido de 6 (seis) meses, com permanência e busca de emprego no país, chamado de “Job Seeker Visa”. O pré-requisito é que você tenha um diploma universitário e atue em uma profissão em demanda, e é claro, possa se manter financeiramente durante a sua estadia na Alemanha.

Observe que você não tem permissão para trabalhar com este o visto de “pesquisa de emprego”, a intenção é que você fique legalizado no país no período em que busca uma oportunidade de trabalho legalizado. Então, se durante este período você encontrar uma empresa que queira lhe contratar, você pode solicitar imediatamente a autorização de residência necessária e, é claro, permanecer na Alemanha.

• Para saber as listas de profissões em demanda ofertadas pelos países europeus, você precisa apenas encontrar o site oficial do consulado do país que pretende morar e trabalhar, e assim analisar se a sua profissão está em demanda naquele país, e quais são os requisitos para poder atuar legalmente na sua área profissional.

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa:

• Confira as diferenças entre trabalhar no exterior como Expatriado, Permissão de Trabalho ou Contrato de Trabalho

• Confira 4 maneiras essenciais para fazer as oportunidades de trabalho na Europa encontrar você!

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e nossa Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

LinkedIn | Facebook | Company Page LinkedIn | Grupo - Carreira na Europa | Instagram

#Currículo #Internacional #Planejamento #Europa #Carreira

668 visualizações
RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe