Como iniciar o meu Planejamento de Carreira Internacional?



Um Planejamento de Carreira nada mais é do que organizar os seus objetivos profissionais para desenvolver habilidades e competências visando novos cargos dentro da empresa em que você trabalha, ou buscando novas posições no mercado como um todo. Consiste em definir os objetivos, estipular prazos, metas e estratégias para alcançá-los, levando em conta o seu momento profissional e o mercado de trabalho atual.

O profissional que deseja crescer no mercado de trabalho ou se estabilizar em um determinado cargo precisa ter em mente a preparação do seu Planejamento de Carreira, isto é muito importante para a realização de metas a médio e longo prazo.

Como fazer um Planejamento de Carreira?

Para montar um excelente Planejamento de Carreira é necessário ser firme e disciplinado com você mesmo, levando em conta os seus objetivos e sonhos em questão. Mas, que objetivos são esses?

Para que você possa iniciar o seu planejamento e ter uma visão melhor de como isto funciona, vamos dividi-los em três partes:

  • Objetivo Salarial

Crie uma planilha com o seu salário atual e nela faça uma projeção de quanto você gostaria de ganhar em 2 a 5 anos, descrevendo assim: o salário que pretende ganhar (por exemplo, R$15.000,00) e em quanto tempo (2, 5 anos). A partir de então, você estipula metas semestrais para atingir o seu objetivo desejado, levando em conta que para maiores salários o mercado sempre exigirá melhores competências e habilidades, por exemplo, cursos de idiomas, especialização e outros.

  • Objetivos de Carreira

Neste item, por sua vez, você irá estipular o seu objetivo de carreira, ou seja, o que deseja fazer, como deseja fazer e onde. Por exemplo: “Pretendo morar em Portugal e ser um Gerente de Recursos Humanos, buscando melhor qualidade de vida para mim e minha família”. Como você pode perceber, o objetivo aqui é ter um bom emprego e oferecer este benefício para toda a família. Para atingir este objetivo é preciso definir estratégias e metas. Mas, como?

  • Primeiramente, é necessário definir quais são as competências necessárias para atingir estes objetivos, como: graduação, experiência profissional, idiomas e outros.

  • Depois, você precisa comparar qual é o seu nível em cada competência exigida e analisar com os requisitos exigidos para alcançar este objetivo. Fazendo um esquema para verificar quanto tempo você precisa para alcançar este patamar.

  • Por último, você precisa registrar o que precisa fazer para alcançar estas competências e impor prazos para iniciar e finalizar todas as habilidades e exigências necessárias para alcançar este objetivo. Escreva todas as competências na planilha e estipule um prazo para cada uma, fazendo tudo ao seu tempo.

  • Objetivos Pessoais

Eu acredito que antes de se ter a sonhada Carreira Internacional, o nosso maior objetivo nisto tudo é pessoal, pelo menos no meu caso foi assim, eu buscava uma qualidade de vida melhor, e isto eu só encontraria em outro país, por isso me dediquei ao último até realizar este sonho de morar e trabalhar no exterior.

É necessário estipular seus objetivos pessoais, isso é o que vai lhe dar forças para ir até o fim, como o ditado já diz, dinheiro não é tudo na vida!

Um exemplo de objetivo pessoal seria: “Quero ser feliz no meu trabalho, fazer o que eu amo e ter tempo para conviver com minha família e meus amigos”.

Como você pode perceber, é importante que os seus objetivos de carreira estejam coerentes com seus objetivos pessoais. E objetivos pessoais são fundamentais para o Planejamento de Carreira, pois você precisa estar em equilíbrio para desempenhar bem suas funções.

Os passos mais importantes para se construir uma ótimo Planejamento de Carreira é estipular metas e seguir os passos, um a um, no dia a dia. Defina seus objetivos e depois vá desmembrando cada um, até transformar em metas e obter os seus resultados esperados.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Sinta-se à vontade para entrar em contato para sugestões, elogios, dúvidas ou críticas.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira

RH Clock-in

#Carreira #Europa #Planejamento #Internacional #Coaching

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe