Saiba como reconhecer seu diploma de Engenharia na Alemanha - Anerkennung



As profissões de engenharia são geralmente divididas em especialidades, na Alemanha não é diferente, temos áreas de estudos como: engenheiros mecânicos, engenheiros elétricos, engenheiros de TI, engenheiros químicos, engenheiros industriais e engenheiros civis.

Em alemão o Reconhecimento de um Diploma Universitário chama-se Anerkennung e para dar o primeiro passo na validação do seu diploma na Alemanha, é necessário primeiramente verificar com a universidade na qual você concluiu seu curso de engenharia, se existem projetos, convênios ou programas com universidades estrangeiras, neste caso com Universidades Alemãs. Na maioria dos casos estes convênios facilitam todo o processo de validação de diploma para brasileiros.

1 - É obrigatório reconhecer meu diploma na Alemanha?

Não, na maioria dos casos não é obrigatório, mas sim opcional.

As profissões "Engenheiro" são regulamentadas na Alemanha. Isto significa que a busca dessas profissões é ligado por meio de regulamentação do governo para a posse de certas qualificações.

Na Alemanha, o título profissional de "engenheiro consultor" é um requisito para trabalhar como engenheiro de teste ou como um reconhecido especialista. A fim de ganhar o direito de realizar um título tão ocupacional, os engenheiros precisam demonstrar um adicional de três anos de experiência profissional após a conclusão de uma licenciatura em engenharia e também precisa ter concluído certos cursos de formação avançada.

A Certificação de Equivalência pode ser útil quando se pratica estas profissões, mas não é obrigatório. Isso significa que você pode procurar emprego como engenheiro, com habilitações estrangeiras sem reconhecimento formal, porém, você não poderá deter ou usar o título profissional alemão como "engenheiro" sem a certificação oficial da equivalência do curso na Alemanha.

2 - Quem pode fazer o procedimento de reconhecimento?

Para saber se seu curso pode ser reconhecido em outro pais é necessário fazer uma Equivalência de Estudos.

A universidade vai analisar primeiramente seu Histórico Universitário e fazer uma Equivalência de Estudos, comparado as suas horas e matérias aprendidas com o conteúdo oferecido nas universidades alemãs. Quanto mais este conteúdo for semelhante ou equivalente, mais chances você terá de ter seu diploma reconhecido na Alemanha.

No caso das horas e matérias que você estudou no Brasil serem diferentes ou inferiores do conteúdo abordado no ensino alemão, você deverá estudar e complementar este conteúdo em uma universidade alemã. Após este período de estudos e aprovação em testes, você poderá então ter seu diploma reconhecido na Alemanha.

Se o seu curso ou qualificação já foi reconhecido em alguns país da União Europeia, poderá ser reconhecido na Alemanha também, porém você precisa provar três anos de experiência profissional na área.

0ara obter mais informações e iniciar o processo, você deverá entrar em contato com um conselheiro na sua universidade ou no órgão competente do estado/cidade que você pretende morar na Alemanha, para avaliar se você está habilitado para iniciar a candidatura da validação do seu diploma.

Confira aqui o contato dos Conselheiros por estado na Alemanha: Counselling Services

-> Apresentando a sua candidatura

Para apresentar a candidatura, após aprovado por um Conselheiro, você precisa reunir toda a documentação necessária como:

  • documento de identidade

  • curriculum vitae

  • os títulos de formação e graduação

  • prova da experiência profissional

  • outras qualificações e documentos se solicitados

-> Verifique antes com a autoridade competente, quais os documentos que você precisa ter traduzido.

<