Você conhece o linkedIn alemão?



Fundado por Lars Hinrichs em 1 de novembro de 2003 na cidade de Hamburgo na Alemanha, o XING, é hoje conhecido como o linkedin alemão.

Muitas pessoas procuram a Europa para buscar melhores oportunidades de trabalho e dificilmente já estão preparadas para procurar vagas de emprego por aqui. Hoje vou falar um pouco sobre esta ferramenta que é muito usada e que assim como o linkedin, também é gratuita. Nela você poderá incluir um perfil profissional online, fazer contato com profissionais e o mais importante buscar e candidatar-se para vagas de emprego na Europa.

Vou explicar aqui um pouco de como se registrar e usar o Xing para ter um currículo virtual a nível Europeu e se você ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato comigo.

1. Contas de usuários

O Xing oferece 2 formas de contas:

  • Conta básica/Projobs: gratuita com algumas restrições, mas você pode incluir seu currículo virtual, convidar contatos e pesquisar vagas e perfis.

  • Conta Premium: o preço é bem mais acessível do que o linkedin, pode ser pago por 3 meses ou um plano de 1 ano. Eu particularmente não vejo muitas diferenças entre a conta gratuita, isso precisa ser analisado de acordo com as suas necessidades, e se caso a conta básica não lhe atender, daí sim passar a conta paga.

2. Registrando-se

Para ter acesso a esta ferramenta você só precisa cadastrar um email e uma senha. Você irá receber uma confirmação no seu email, é só clicar na confirmação e iniciar o seu perfil profissional online.

Os valores são bem mais acessíveis comparados com outras ferramentas atuais e se você realmente pretende achar uma vaga de emprego por aqui, talvez seja o caso de analisar a possibilidade de ter uma conta Premium.

3. Valores

Segue abaixo os valores atuais (em euros) para se obter uma conta paga no Xing:


Na Europa os perfis profissionais são bem mais criteriosos do que na maioria dos países. Por exemplo, se você não tiver uma boa foto profissional no seu perfil no Xing, dificilmente você terá muitos contatos. A primeira impressão é a que fica por aqui. Então se você convidar algum profissional da sua área para ser um contato no Xing, saiba que ele vai, com certeza, ler e verificar todas as suas informações antes de te adicionar, por isso, tome muito cuidado com o que vai escrever.

4. Incluindo os dados no seu perfil


Assim que você confirmar a sua conta, você já poderá incluir os seus dados e iniciar o seu currículo virtual no estilo europeu. No canto esquerdo da página, você vai notar vários ícones, é só clicar em cada um e adicionar o texto e dados que está sendo solicitado, como foto, cargo, diplomas, experiência profissional e outros.

O Xing vai criar o seu perfil de uma forma linear, que na minha opinião é bem mais visível e fácil de ser analisado pelas empresas e headhunters. Tome cuidado ao incluir as suas informações, revise erros de texto e gramática, pois o seu perfil deverá ser criado em inglês, uma vez que você busca oportunidades a nível internacional.

Agora espero que com todas estas informações você possa iniciar o seu perfil no Xing e investir na sua Carreira na Europa!

Você tem interesse, ou conhece alguém que queira saber mais sobre os temas abaixo?

  • Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional na Europa, mercado de trabalho no exterior, cursos internacionais ou até mesmo sobre como imigrar e morar na Europa

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Sinta-se à vontade para entrar em contato para sugestões, elogios, dúvidas ou críticas.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira

RH Clock-in

#Planejamento #Currículo #Carreira #Vagas #Europa

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe