5 pontos mais importantes para avaliar em uma OPORTUNIDADE de emprego na Europa



Atualmente, em meio à crises e decepções do sistema brasileiro, os profissionais qualificados já estão perdendo as esperanças no país e encontrando apenas a solução em ter que partir, deixar a pátria amada e iniciar uma nova vida no exterior.

A concorrência nas Carreiras Internacionais vem crescendo desesperadamente nos últimos anos, o futuro mostra uma disputa mais acirrada por profissionais com altíssima qualificação e que buscam seu lugar no exterior.

Porém, para você vencer a jornada em busca das melhores oportunidades no exterior, é preciso ter um ótimo diferencial competitivo para o mercado internacional, como conhecimentos de idiomas e um ótimo "background" na sua área de atuação.

Iniciar uma busca por "oportunidades" na Europa exige que você foque em ofertas que valorizem também o seu desenvolvimento pessoal e profissional, não apenas um bom salário em euros.

Quando você receber uma oferta de emprego internacional, deverá considerar além do salário, a cultura da empresa e os benefícios que ela oferece. Há muitos pontos que devem ser levados em conta na hora de decidir se um trabalho oferecido no exterior é o ideal para você, então pense no que você realmente almeja e crie uma lista de prós e contras.

Confira aqui um checklist com 5 coisas mais importantes para avaliar ao receber uma OPORTUNIDADE na EUROPA:

1-> Estabeleça seus objetivos

Antes de buscar uma oportunidade de emprego, você deve pensar nos seus objetivos pessoais e profissionais, o que você realmente busca em um novo emprego na Europa.

Faça uma lista de no mínimo 5 itens que você deseja, objetivos, carreira, qualidade de vida, procure entender a motivação que você realmente está buscando no momento na sua carreira profissional.

Elaborar uma lista vai ajudar você a entender o que você está buscando em um trabalho no exterior. Se você estiver desempregado e apenas "atirando para todos os lados", buscar um próximo emprego no exterior pode não ser a melhor opção, além de envolver um custo financeiro muito alto, pense também na vida da sua família e envolvidos neste projetos. A adaptação também deve vir da parte deles.

Repense o seu objetivo de CARREIRA!

2 -> Benefícios e salários

Ao analisar uma oportunidade, é importante averiguar os benefícios e o salário oferecidos, lembre-se que quanto mais um país é desenvolvido, maiores são as taxas e impostos pagos.

Pesquise sobre a empresa que ofereceu o convite para você ter uma carreira internacional na Europa, em quais países atua, como esta financeiramente no momento e se esta em expansão no mercado. Considerando a situação da empresa no mercado europeu, você poderá avaliar se a proposta é coerente com a realidade ou não, e assim, medir o risco da sua mudança tanto pessoal quando profissional.

3 -> Atenção aos requisitos solicitados na VAGA

Procure dar uma atenção especial aos requisitos que foram exigidos na vaga. Você deve avaliar muito bem as exigências solicitadas pela empresa, e confirmar se você atende à todas estas competências. Infelizmente muitos profissionais vivem uma decepção ao chegar no novo emprego e ver que não era realmente aquilo que buscava profissionalmente.

Foque nas competências que você já possui e procure desenvolver as que ainda não estão evoluídas profissionalmente para o mercado europeu. Nas primeiras etapas do processo seletivo, normalmente ocorrem on-line, faça perguntas ao recrutador a respeito dos aspectos das suas atividades do dia a dia e sobre como seria a rotina da empresa.

4 -> Avalie o seu novo salário

Ao falar sobre uma mudança de carreira, considerando uma movimentação internacional, é preciso analisar a fundo e com mais detalhes o salário que será oferecido para você nesta nova jornada. Não se impressione ao primeiro momento ao ouvir os "euros" soando aos ouvidos, como já comentei, as taxas e impostos são altas aqui na Europa e dever ser levada em consideração.

Verifique se você será capaz de sustentar sua família com este valor "líquido" na Europa pois, dependendo do país que você escolher o custo de vida pode ser bem alto.

Muitas pessoas buscam empregos que ofereçam de 10 a 15 por cento mais do que seus empregos anteriores. Além disso, avalie se há um grande aumento na responsabilidade em relação ao aumento de salário.