Como se sair bem em uma entrevista de emprego na Europa



Essa é a pergunta que todo aquele que se candidata em busca da melhor oportunidade de trabalho se faz. Nos sentimos muitas vezes receosos diante do famoso recrutador.

Como profissional de RH posso lhe garantir, não há o que temer!

O trabalho do recrutador não é julgar o seu potencial e sim descobri-lo. Em uma entrevista de emprego devemos detectar os perfis que mais se encaixam com a vaga, ou com o trabalho em si, para que possamos direcionar os melhores perfis para a vaga certa.

A entrevista de emprego surgiu apenas para que possamos, como profissionais da área, identificar as qualidades e fraquezas do candidato, mas calma, por que as fraquezas?

Todos temos potencial, isso é NATO, o que nos basta é descobrir para "o que" exatamente.

Os profissionais de RH têm como objetivo identificar as fraquezas e pontos fortes dos candidatos para que no futuro o próprio não se veja diante de um trabalho que não gosta de fazer. Infelizmente isso acontece com frequência, frustrando assim muitos talentos, apenas porque fazem o que "devem e não o que querem".

Nem sempre a vaga dos seus sonhos é exatamente a vaga certa para você, e esse é o nosso trabalho, identificar e lhe direcionar para a melhor atividade profissional a desempenhar.

Se você precisa se preparar para uma entrevista, a primeira dica é, "não tenha medo e seja você mesmo."

  1. A empresa: antes de mais nada estude sobre a empresa, pesquise no site e saiba um pouquinho mais sobre os serviços que ela oferece, isso é importante e mostra o seu interesse em trabalhar no grupo.

  2. Como se preparar: "prevenir é sempre melhor do que remediar". Prepare e leve com você os principais documentos, certificados e o Currículo em si. Em muitas vezes você não irá utilizar, mas em um caso de emergência seria desconcertante se o profissional pedisse alguma comprovação da sua experiência e você não o ter trazido consigo.

  3. A entrevista: durante a entrevista apresente-se calmo e confortável, prestando muita atenção no entrevistador e respondendo somente o que lhe é perguntado, não se preocupe, em um certo momento você irá apresentar-se e falar mais sobre si, mas só quando chegar a hora, tente não se mostrar muito ansioso.

  4. Nem pense em mentir: se você não tem experiência em uma determinada área, não minta ou oculte isso, apenas diga que está disponível e interessado em aprender novas atividades, isso facilitará para você no futuro, caso precise fazer alguma tarefa que não saiba mas disse que sabia.

  5. Seja simpático: ser simpático e educado é o mínimo em qualquer situação que nos encontramos, ninguém gostaria de ter uma entrevista com alguém estressado e mal-humorado. Faça dessa uma conversa agradável e interessante.

  6. Seja pontual: todos temos imprevistos, principalmente em situações importantes como esta, trânsito e muito mais. Se você notar que não chegará a tempo para a entrevista, ligue para a empresa e certifique-se de avisar o seu atraso, isso é importante para demonstrar o seu interesse apesar dos pesares.

  7. Vista-se apropriadamente: a sua apresentação pessoal é muito importante para a primeira impressão. Vestir-se adequadamente mostra que você é uma pessoa comprometida com o trabalho.

E por fim, esteja bem preparado. Estude e organize-se. Pesquise sobre o material relacionado com o cargo pretendido, os pontos relevantes, uma maneira rápida e eficaz de demonstrar sua habilidade no assunto.

Pode ser que haja algum imprevisto, mas esteja preparado, afinal de contas, eles estarão apostando suas fichas na sua capacidade, e nada como provar que você está à altura das expectativas.

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Currículo #Carreira #Vagas #Europa

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe