Você faz Networking? Como anda a sua Rede de Contatos Internacionais?



Networking é uma expressão que representa uma rede de contatos e relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que as pessoas constroem ao longo da sua carreira e vida profissional. O networking deve ser sério e ético, tornando-se assim uma excelente ferramenta para quem busca recolocação profissional ou até mesmo para quem pretende desenvolver um negócio próprio.

Construir um bom relacionamento é crucial para você que deseja seguir uma carreira de sucesso, compartilhando conhecimentos e informações entre grupos e pessoas de contato, visando sempre um interesse comum.

Quando uma empresa precisa contratar alguém, por exemplo, frequentemente pergunta aos seus colaboradores se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge uma oportunidade.

Segundo administrador de empresas e palestrante Max Gehringer, networking é "uma questão de paciência e não urgência", sendo que não é apropriado conhecer uma pessoa e imediatamente entregar o seu currículo, primeiro construa um bom relacionamento, procure ajudar esta pessoa compartilhando seus conhecimentos e depois parta para as oportunidades e necessidades.

Agora vamos construir ou ampliar o seu networking?

Confira aqui 3 dicas para ter um bom relacionamento profissional e ampliar o seu networking. Dicas que eu uso e que me ajudou a construir uma grande rede de contatos com mais de 500 profissionais que atuam na minha área a nível internacional:

  1. Redes sociais: se você é como milhões de pessoas ao redor do mundo, com certeza você já criou um perfil em redes sociais, mas saiba que você pode usar isso ao seu favor na sua carreira profissional também. Procure fazer posts produtivos e informativos, que agregam valor aos leitores, por exemplo, se você trabalha na área de TI, pesquise o mercado e fale sobre isso às vezes em seu perfil social, isso irá lhe trazer mais autoridade profissional e aumentar o seu networking com pessoas mais da sua área, atraindo-as para a sua rede.

  2. LinkedIn: creio que você já tenha criado o seu perfil no linkedIn, mas você o atualiza frequentemente? Essa é uma das maiores dificuldades ao se construir um bom networking. Se você faz um contato profissional e indica o seu linkedIn como um cartão de negócios, então nunca deixe de atualizar os seus dados, é muito desconcertante quando um contato vai procurar informações sobre as suas competências e habilidades profissionais e se vê em um perfil desatualizado ou desorganizado, com informações mau distribuídas ou incompletas. E o mais importante, sempre deixe um meio de contato visível, às vezes a oportunidade bate a sua porta, mas você não a abre.

  3. Cartão de visita: pode soar um pouco passado ou não tradicional, mas hoje em dia temos várias formas de apresentar um cartão de visita, sendo online ou não, então para não ser pego desprevenido, crie já o seu cartão, online ou o tradicional de papel mesmo, e tenha sempre em mãos para não perder as oportunidades, sejam elas profissionais ou comerciais.

A falta de fé em si mesmo é o maior obstáculo para alavancar a sua carreira. Acredite no seu potencial e faça acontecer, comece já a construir o seu networking e obtenha o sucesso profissional mais rápido do que você imagina!

Se você tem interesse em saber mais sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior.

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

#Planejamento #Carreira #Internacional

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe