Headhunters Internacionais - passo a passo para fazer o primeiro contato com sucesso



“Headhunter” é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”.

Apesar da tradução não ficar muito simpática, os headhunters tem a “grande missão” de selecionar os melhores profissionais em diversas áreas de atuação, aliando as necessidades das empresas nacionais e internacionais com a qualificação e trajetória do profissional em questão.

Chamados então de “caçadores de talentos”, e mais conhecidos como “recrutadores”, são eles que vão lhe encontrar e lhe selecionar em meio a tantos profissionais qualificados no mercado de trabalho, muitas vezes atuando como o mediador entre a empresa e você que busca uma Carreira Internacional.

É importante que você saiba que, diariamente, os headhunters recebem muitos contatos de profissionais qualificados que estão em busca de uma carreira internacional. Na maioria das vezes, atuando no mercado de trabalho a nível internacional, recebem currículos, mensagens e contatos usando uma das suas principais ferramentas de trabalho e pesquisa, o LinkedIn. E sem dúvidas eles são bombardeados por uma centena de novos convites e conexões de negócios todo o dia.

Você deve estar se perguntando em como se destacar em meio a tantos profissionais e como se comunicar de uma forma adequada com os Headhunters?

A resposta para esta pergunta é o que você e muitos outros profissionais, interessados em participar de processos seletivos para empresas do exterior, gostariam de saber e isso é o que nós vamos responder!

As oportunidades oferecidas na Europa fazem com que você, no papel de candidato, entre em contato diretamente com os recrutadores, muitas vezes internacionais. Na maioria das vezes, a comunicação acontece através do e-mail e, por isso, é importante que você saiba como redigir um bom texto para este primeiro contato.

Confira aqui os 10 passos mais importantes para Contatar um Headhunter Internacional:

1. Preparando a Documentação: antes de mais nada, o passo mais importante e o início de todo o processo para atrair os recrutadores internacionais é apresentar uma boa documentação. A documentação envolve um currículo, carta de apresentação e seu perfil no Linkedin. O idioma vai depender da vaga ou empresa em que você está se candidatando, por exemplo: se a vaga está em inglês, não adianta enviar um currículo em português, siga sempre o que a descrição da vaga pedir.

2. Currículo: para você que busca uma experiência profissional na Europa é importante que o seu currículo apresente o Modelo Internacional, onde conste as informações da sua carreira, principais conquistas e projetos de forma clara e com os termos técnicos adequados. As informações precisam estar na ordem de relevância correta, siga esta ordem e você não vai errar!

  • iniciando pelos seus dados e contatos pessoais,

  • formação/graduação,

  • experiência profissional,

  • idiomas,

  • cursos,

  • projetos.

3. Carta de Apresentação: precisa estar no tamanho e formato adequado para o mercado internacional, apenas uma página. Faça uma breve apresentação da sua trajetória profissional, e não esqueça de enfatizar o porquê você está buscando esta vaga em especifico. Uma apresentação de uma forma clara e objetiva, envolvendo as suas competências técnicas e motivações profissionais.

4. O seu perfil no Linkedin: o seu perfil no Linkedin deve estar extremamente profissional e essa imagem se inicia pela sua foto de apresentação. Escreva um resumo de com sua trajetória profissional, com as principais da sua carreira e se apresente como profissional aberto para uma carreira internacional. As suas formações acadêmicas devem estar em destaque seguidas das suas experiências profissionais. Não se esqueça de informar o seu nível de idioma pois esse é um fator importante na seleção para muitas oportunidades na Europa.

5. Contatando o Headhunter: Depois da sua documentação concluída e no formato adequado, o primeiro contato pode ser feito de duas maneiras:

  • por e-mail

  • por meio de uma mensagem via LinkedIn

Mas, como já falamos anteriormente é preciso se destacar no meio da multidão.