10 Perguntas Respondidas para quem tem dúvidas sobre trabalhar e estudar na Europa



Você esta planejando morar, estudar ou trabalhar na Europa mas tem dúvidas sobre como iniciar seu Planejamento?

Então confira aqui 10 perguntas respondidas com as maiores dúvidas na hora de iniciar um projeto de estudar ou trabalhar na Europa!

1 - Como conseguir um visto para trabalhar na Europa?

Para trabalhar legalmente em qualquer país do mundo, precisa-se de uma permissão de trabalho. Na Europa existem algumas maneiras de se conseguir esta permissão, porém não é aplicável a todos, você precisa ir no consulado mais próximo da sua cidade e se informar de acordo com o seu caso, levando em conta sua profissão, conhecimento de idiomas e afins.

  • Visto de residência com permissão de trabalho: é aplicado nos casos de cônjuges casados com cidadãos europeus, ou pessoas que solicitaram e foram aprovados em um processo de imigração.

  • Visto por Contrato de Trabalho: profissionais que possuem um Contrato de trabalho válido com uma empresa europeia, neste caso é a empresa que deve fornecer as informações para a obtenção do visto e verificar os tramites para obtê-lo. Este visto é valido somente pelo período que você estiver trabalhando e tem o contrato de trabalho válido. Após o vencimento o profissional deverá voltar ao seu país de origem.

  • Work-Study: este visto é de estudante, porém com uma carga horária livre para trabalhar no país, geralmente até 20h por semana. Este visto só é válido no período em que o estudante estiver matriculado em uma instituição de ensino oficial europeia.

  • Cidadania: para descendentes de europeus, somente é solicitado junto ao consulado do país, cada país tem sua particularidade.

2 - Qual é o perfil profissional para trabalhar na Europa?

O perfil profissional na Europa é voltado ao mercado internacional, devido a globalização as empresas possuem filiais em vários locais do mundo, então se você fala outros idiomas, possui certificações e cursos com validade internacional, é flexível e se adapta bem a mudanças, com certeza você será um ótimo candidato. A graduação feita no Brasil geralmente é reconhecida aqui na Europa, apenas em casos específicos como área de saúde, psicologia, medicina é necessário reconhecer o diploma aqui e validar perante as instituições governamentais.

3 - Qual é a idade para tentar uma Recolocação Profissional na Europa?

Aqui na Europa o mercado é bem aquecido para aqueles que estão entre os 30 a 40 anos, levando em conta que quanto menor a idade e maior os anos de experiência, maior as suas chances!

4 - Como buscar vagas?

Aqui na Europa as ferramentas mais usadas são o Linkedin e o Xing. São ferramentas gratuitas e muito eficazes.

Existem alguns sites também que você pode pesquisar, confira aqui abaixo:

5 - Preciso de alemão para trabalhar na Alemanha?