Onde procurar emprego na Suíça?



Se você é brasileiro e gostaria de morar e trabalhar na linda Suíça, saiba que você terá que obter um visto de residência com permissão de trabalho. A Suíça é um dos países mais procurados devido a ótima economia e uma taxa de desemprego baixa, além das ótimas condições de trabalho e um dos maiores salários a nível europeu.

Para viver na Suíça, você deve ter um visto de acordo com as várias categorias de vistos de residência que o país oferece, como alguns exemplos são:

Visto de residência inicial: válido por cinco anos, este visto obtém-se se tiver um contrato de trabalho com mais de um ano de duração ou por tempo indeterminado.

Visto de residência permanente: neste caso a validade é atribuída por um período determinado, porém com possibilidade de ser renovado sempre que solicitado, além da permissão de trabalhar em todo o país.

Visto de curto prazo: neste caso a validade do visto é determinada segundo a duração de um Contrato de Trabalho, variando entre 3, 6 e 12 meses.

Para obter maiores informações sobre os processos de vistos e trabalho na Suíça, confira os sites dos Consulados no Brasil.

Quais as vantagens de emigrar para a Suíça?

  • Boas condições de qualidade de vida e trabalho

  • Salários atrativos

  • Baixo nível de desemprego

  • Qualidade na área da saúde e educação

Se a Suíça é um país atrativo para você e você pretende iniciar este planejamento, você pode ter mais informações sobre este processo no Consulado Suíço, e avaliar quais são as suas reais chances de poder morar e trabalhar no país.

Antes de iniciar seu planejamento de emigrar para a Suíça, faça uma pesquisa sobre as áreas em demanda no país analisando as oportunidades de trabalhe, e quais são os requisitos mínimos para atuar na sua área profissional, evitando assim problemas futuros.

Consulte aqui 6 sites para buscar emprego na Suíça, onde você pode encontrar milhares de ofertas de trabalho no mercado e pesquisar sobre a sua área profissional:

1. Job-room 2. Jobup 3. The Local Jobs 4. Jobs.CH 5. Jobwinner 6. Topjobs

Você também pode optar por programas de intercâmbio, voluntariado e ofertas especiais nas instituições listadas abaixo, onde pode encontrar oportunidades divulgadas por algumas das organizações internacionais com sede na Suíça:

1. Organização das Nações Unidas (ONU) - trabalhar na ONU 2. Organização Mundial da Saúde (OMS) 3. Organização Mundial do Comércio (OMC) - WTO 4. Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR)

Procure também antes de emigrar, informar-se sobre o processo de Reconhecimento e Validação do seu Diploma Acadêmico, para que você possa atuar na sua área profissional sem restrições no mercado. Algumas áreas como saúde, pedagogia, direito, entre outras, devem ser reconhecidas ou regulamentas pelo governo suíço. Informe-se!

Se você precisa de ajudar para elaborar sua Carta de Apresentação e Currículo para o mercado internacional, fale conosco, nós podemos lhe orientar sobre este assunto.