Por que as empresas europeias preferem profissionais com perfil de liderança?



Atualmente, com a demanda e escassez de mão de obra, juntamente com o avanço tecnológico, oferecer um perfil de liderança é um fator fundamental para as empresas internacionais.

Não é raro que entre os pré-requisitos das vagas, o chamado Perfil de Liderança ou Habilidades de Liderança está em primeiro lugar. Apresentar este perfil como um candidato ideal para as empresas europeias demonstra que você sabe administrar, criar e manter relações positivas com líderes, influenciadores e colegas de trabalho, na tomada de decisões para o futuro do negócio.

É um fato que a necessidade por líderes globais cujas visões se expandam além das fronteiras e paradigmas nunca foi tão grande, pois oferecem um conhecimento e uma adaptação multicultural dentro das organizações.

As empresas procuram valorizar este profissional que possui habilidades de liderança, uma vez que são mais propensos a tomar a iniciativa em projetos, sabem como construir consensos e são capazes a inspirar os outros a colaborarem por um resultado maior.

Isso não significa que se você deve iniciar com uma posição de liderança na empresa, o principal ponto aqui é que você deve apresentar uma posição de liderança, com uma atitude protagonista com relação à própria carreira e saiba utilizar estas habilidades de liderança para trazer inovação e transformação para o negócio.

Mas o que são habilidades e perfil de liderança?

Um perfil de liderança não é algo que se tem; é algo que se constrói, se cria ao longo da sua carreira. Um líder é dedicado a desenvolver as habilidades e qualidades de liderança de uma forma que estas complementem os seus pontos fracos. Então, habilidades de liderança podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, e a hora de começar é agora.

Seja para desenvolver um projeto em equipe ou para tomar as rédeas da própria carreira, as seguintes habilidades vão abrir muitas portas:

  • Motivação e trabalho em equipe

Seja um líder capaz de inspirar as pessoas ao seu redor, estimulando-as a se dedicar em nome de um objetivo comum. Mas lembre-se, para ser motivado no trabalho, você deve primeiro estar bem com o seu emprego e profissão, fazendo o que realmente gosta, caso contrário você não conseguirá passar este segurança de “motivação” para toda a equipe.

  • Boa comunicação

Um bom líder deve ser claro ao se comunicar, não gerando desentendimentos ou desmotivações dentro da equipe. É fundamental saber participar de uma reunião na hora adequada, redigir um bom e-mail aos colegas, e criar um elo harmonizado de comunicação dentro da empresa. Esta habilidade de comunicação é especialmente importante na hora de gerir feedbacks para o time, oferecendo ajuda e feedbacks produtivos.

  • Capacidade de Delegar e Executar

Quem sabe ouvir é capaz de identificar nas pessoas o que elas fazem de melhor. Um bom líder sabe delegar tarefas e administrar bem o seu time, estimulando a equipe para que elas tomem certas responsabilidades para si, ao contrário de centralizar as tarefas e viver sobre deadlines. Além de saber delegar as tarefas, é muito importante saber executá-las quando necessário, oferecendo ajuda e expertise aos demais, isso demonstra comprometimento com o resultado final.

  • Confiança e honestidade

Demonstre confiança e integridade à sua equipe, para que estes sintam-se confortáveis para levantar dúvidas e preocupações, e o mais importante, respeitar você nas tomadas de suas decisões. É também uma característica de liderança assumir os sucessos e os fracassos do time. Por isso, é preciso que o líder esteja disposto a arcar com as responsabilidades quando algo não funcionar de acordo com o planejado.

  • Criatividade e Inovação

Para apresentar uma habilidade de liderança é importante ser capaz de pensar fora da caixa na resolução de problemas. Seja criativo e inovador nas divergências do dia a dia, problemas as empresas já possuem o suficiente, elas buscam a solução!

  • Comprometimento

Não precisa ter um perfil de liderança para ser comprometido com a sua empresa, porém um líder não pode de maneira alguma não possuir esta competência e ser comprometido com o negócio, e principalmente com a sua equipe.