Como aplicar com eficiência para oportunidades na Alemanha? Confira aqui um Checklist!



Trabalhar na Alemanha é o sonho de muita gente, mas você sabe como aplicar para uma oportunidade e ter sucesso neste processo?

A forma mais convencional usada atualmente, devido à tecnologia, é enviar eletronicamente a sua “Initiativbewerbung”, ou seja “Candidatura Espontânea”.

Na Alemanha, são comuns e válidos, dois processos para aplicar para vagas no país:

  • Envio eletrônico (email, LinkedIn, Xing)

  • Entregar diretamente na empresa

1. Entregando diretamente nas empresas

Caso você já esteja morando no país, poderá utilizar a forma mais tradicional de enviar o seu currículo, como dizemos no Brasil, "porta-a-porta". Você pode ir diretamente nas empresas e entregar a sua documentação, este processo é muito comum nas grandes cidades, e também é muito válido, quem sabe você já não sai de lá com uma entrevista marcada, não é?

Porém ao optar por este procedimento, você deve estar atendo às regras e padrões do país. A Alemanha é um país muito rigoroso e burocrático, que respeita atentamente os "detalhes". Uma ótima dica dica aqui é ir à uma papelaria e comprar uma pasta de negócios com o título "Initiativbewerbung", e assim incluir a sua documentação dentro desta pasta neste ordem:

  • Carta de Motivação - Motivationsschreiben

  • Currículo - Lebenslauf

  • Certificados e Diplomas - iniciando pelo mais recente

2. Enviando a sua candidatura eletronicamente

A outra opção e a mais usada é com certeza o envio eletrônico. Você precisa redigir um bom e-mail de apresentação e anexar seus documentos de candidatura, geralmente em pdf, porém fique atento, não ultrapasse a 3 mega, para não correr o risco de seu email cair no spam da empresa.

O e-mail também deve seguir esta ordem:

  • Carta de Motivação - Motivationsschreiben

  • Currículo - Lebenslauf

  • Certificados e Diplomas - iniciando pelo mais recente

Veja que independentemente de se você aplicar on-line ou pessoalmente, as informações e documentos que vão para a sua aplicação são os mesmos.

Confira algumas dicas para elaborar com sucesso e perfeição seus documentos e conseguir um oportunidade de emprego na Alemanha:

• Carta de apresentação: na sua carta de apresentação você apresenta para a empresa uma primeira impressão de si e do seu objetivo profissional. Você deve explicar por que você está interessado no cargo e descrever suas competências e habilidade, porém tente se expressar de forma convincente para se diferenciar de outros candidatos.

• Curriculum vitae: em seu currículo, você descreve a sua carreira profissional até o momento. Um currículo não precisa ser extenso para ser bom, precisa ser objetivo e bem organizado. Tente listar as informações mais relevantes como experiência internacional, projetos, idiomas, etc.

Na Alemanha e em vários outros países europeus, é comum incluir uma foto no seu currículo, porém que seja uma foto profissional. Comece apresentando suas últimas experiências profissionais sempre no início.