Como turbinar seu linkedin investindo em Palavras-chave, 10 super dicas!



O LinkedIn é uma rede profissional e de negócios fundada em dezembro de 2002. É a ferramenta mais utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões e buscar uma melhor oportunidade de carreira a nível internacional.

Com sua marca em 500 milhões de usuários conectados, esta é a rede social de contatos profissional mais utilizada no mundo todo. Distribuídos em 200 países, a rede abriga mais de 10 milhões de empregos ativos e mais de 9 milhões de companhias.

Mas você já parou para pensar em qual seria a melhor técnica para que seu perfil apareça no ranking e não seja mais um na multidão?

Nesse post você vai aprender como conseguir se posicionar melhor nos resultados de buscas do LinkedIn e conseguir o seu emprego dos sonhos. Siga estas dicas e boa sorte!

1 - Foco e Palavra-chave

Antes de tudo você precisa de foco, precisa escolher uma palavra-chave que defina o seu perfil como profissional. Você quer ser encontrado quando o recrutador buscar por: “Consultor de Marketing” ou “Engenheiro Mecânico”? Então esta é a sua palavra chave para o seu Título Profissional, é seu foco.

Definir para qual é a profissão que você quer ser encontrado é o primeiro passo mais importante para a sua busca de uma carreira internacional. Pesquise por títulos de vagas na sua área, assim você terá uma base de qual profissional o mercado está buscando neste momento.

2 - Otimize seu perfil - Perfil completo

Antes de tudo, você precisa ter um perfil completo, com todas as áreas de informação preenchidas. Não deixe nada em branco, preencha sua graduação, estudos, idiomas, projetos e experiência profissional, com a descrição de cada um. Não adianta escrever que fala inglês sem descrever o nível de conhecimento, por exemplo.

Preencha tudo até que a “força do perfil” esteja em campeão!

Para ver a força do seu perfil é só clicar na aba “Perfil” na sua conta do LinkedIn, ao lado direito, um pouco para baixo, você poderá ver a “força do perfil”.

3 - Use uma foto em seu perfil

Pesquisas mostram que perfis com fotos são muito mais vistos e considerados como profissionais, do que perfis incompletos. Aqui vale a pena investir numa foto profissional e mostrar seu potencial ao mercado.

4 - Descreva suas competências e habilidades profissionais

Escreva no título a sua palavra-chave, ou seja, sua especialidade profissional pela qual você quer ser encontrado, mas no campo “experiência profissional” liste os cargos que você ocupou em cada empresa e faça um breve resumo das suas competências e responsabilidades na empresa.

5 - Personalize a URL o seu perfil

Personalize a URL do seu perfil profissional e aproveite para incluir a sua palavra-chave, atraindo assim mais headhunters para o seu perfil.

6 - Resumo Profissional

Utilize o Resumo Profissional do Linkedin para apresentar-se ao mercado como um profissional em potencial. Descreva um pouco sobre você, sua carreira, seus principais objetivos profissionais e aproveite para usar suas palavras-chave e habilidades profissionais.

7 - Competências

O linkedin oferece para você uma série de especialidades e competências, que você pode escolher e incluir no seu perfil. Inclua pelo menos cinco competências no seu perfil, se for possível use a palavra-chave como uma competência.

8 - Experiências profissionais

Descreva suas últimas experiências profissionais, seja breve e tenha foco na sua área, utilize aqui apenas as suas responsabilidades mais relevantes para o seu cargo. Aqui novamente é um lugar onde você pode usar a sua palavra-chave, aproveite essa oportunidade e encaixe ela, mas com contexto, claro.