5 passos essenciais para iniciar a sua BUSCA DE VAGAS na Europa



Quem nunca sonhou em trabalhar em outro país, aprender um novo idioma, conhecer novas culturas, pessoas e ainda aumentar o networking profissional a nível internacional?

Este é um sonho para muitos profissionais em busca de motivação e novos desafios de carreira. Um sonho que muitas vezes parece distante e quase impossível de ser realizado.

Talvez porque você ainda não esteja 100% seguro de seu inglês, ou porque sua carreira já está estabelecida no Brasil, ou ainda simplesmente por você achar que será muito difícil e nunca parou para pensar em como iniciar este planejamento e chegar lá.

O primeiro passo para se realizar um sonho é mudar seu pensamento sobre ele. Deixe de pensar sobre isso como um sonho e passe a tratá-lo como um objetivo, assim o seu “planejamento de morar fora do país” passa a ser perseguido como uma nova meta de vida e carreira.

Como Consultora de Carreira Internacional, frequentemente me perguntam como conseguir morar na Europa, então hoje vou compartilhar cinco passos que podem ser úteis para outros profissionais, que assim como eu, sonhou um dia em morar fora do Brasil, mas que talvez não saibam por onde começar.

1 - Invista em outros idiomas

Quando falamos em morar em outro país, a principal vantagem que um nativo tem em concorrência com profissionais estrangeiros é a facilidade de comunicação no idioma local. E isso sim é uma grande vantagem, mas que pode ser superado se você se dedicar e estudar outros idiomas.

O inglês atualmente é um idioma global, e exigido na maioria das grandes empresas, então se você pretende ter um diferencial, invista em outros idiomas, não apenas no inglês.

Fluência em outro idioma é algo extremamente relativo. Não espere um belo dia acordar sentindo que está falando fluentemente e pronto para morar em outro país, isso é um estudo constante! Não deixe a falta de fluência te bloquear, quanto mais você se expor ao idioma melhor. Invista em outros idiomas!

2 - Prepare sua Cover Letter, Currículo e LinkedIn

Se você está procurando uma oportunidade de emprego na Europa, certamente precisará criar uma versão do seu currículo e perfil do LinkedIn em inglês, ou no idioma do país que pretende atuar. Embora não seja muito usada no Brasil, a “carta de apresentação” é extremamente importante para se candidatar a vagas aqui na Europa. Pense nisso e dê o primeiro passo para investir na sua carreira internacional com uma boa documentação.

Algumas dicas importantes para criar uma boa cover letter:

  • Não esqueça de incluir seus “dados de contato” e a “vaga” que você busca na empresa.

  • Não repita na cover letter informações que você já tem no seu currículo. Seu currículo prova sua experiência e carreira, mostra o que você sabe, a cover letter deve demonstrar quem você é e o que você busca profissionalmente, seu objetivo de carreira.

  • Cuidado com a ortografia e a gramática em outro idioma, peça para um profissional revisar antes.

3 - Comece pelo LinkedIn

O LinkedIn é atualmente a maior “rede de contatos a nível internacional”. Mantenha seu perfil sempre atualizado, inclua endereço de e-mails que você leia frequentemente, para não perder um possível contato, e utilize esta ferramenta gratuita com assertividade.

Comece a pesquisar empresas na sua área e analisar as oportunidades de empregos disponíveis. Filtre por país, setor, vagas, entre outros, e comece a mapear o mercado e se existem possibilidades de carreira na sua área profissional.

Existem vários sites onde você pode buscar por vagas fora do Brasil, porém um dos mais eficientes é o LinkedIn, onde esta ferramenta, automaticamente, encontra vagas baseado nas informações de seu perfil, setor e experiência profissional.

Dicas para encontrar vagas no linkedin:

  • Filtre os países, setores e empresas nos quais você tem interesse em atuar.

  • Busque por empresas ou localidades onde você gostaria de trabalhar e conecte-se!

  • Analise os requisitos da vaga e se você atende ao perfil solicitado pela empresa.

3 - Visto de trabalho

Outro ponto importante enquanto estiver buscando por vagas, é checar se as empresas estão dispostas a patrocinar o visto de trabalho para você, o que é exigido pela maioria dos países.

Em geral se a empresa não está disposta a pedir o visto para você, ela colocará como requisito “Eligible to work in the EU” ou “Eligible to work in the UK”. Se a descrição não diz nada a respeito, vale a tentativa!

*Se você possui cidadania europeia você não precisa de visto para trabalhar em qualquer lugar da União Europeia.

4 - Aplique para vagas júnior

Isso significa que para começar sua Carreira Internacional, você terá que dar um passo para trás e se candidatar a vagas que talvez pareça um pouco júnior para você. Isso lhe dará mais tranquilidade para resolver a parte técnica e permitirá que você se concentre mais em melhorar o idioma.

Além disso, muitas empresas gostam da ideia de ter alguém tecnicamente mais sênior em uma vaga mais júnior e estão dispostas a dar um desconto no idioma para isso.

5 - Invista na busca de oportunidades

O mais importante de tudo é ficar atento às oportunidades que aparecem ao seu redor. Se você tem dúvidas sobre como iniciar seu planejamento, busque profissionais ou empresas especializadas na área, isso vai lhe trazer uma direção mais assertiva e orientação sobre como funciona este processo no exterior.

Morar fora é uma experiência única. Não apenas profissionalmente, mas principalmente como experiência de vida. Se o investimento vale a pena ou não, é você quem deve decidir. Um currículo enviado para a pessoa certa, pode trazer mais frutos do que o envio de 100 currículos sem foco de carreira.

Com planejamento, foco e força de vontade é possível para qualquer pessoa trabalhar no exterior, você só precisa deixar de sonhar e começar a executar.

Se você precisa de ajudar para elaborar sua Carta de Apresentação e Currículo para o mercado internacional, fale conosco, nós podemos lhe orientar sobre este assunto.

Se você quer morar e trabalhar na Europa, mas não sabe por onde começar, saiba que nós estamos aqui para lhe orientar!

Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior, deixe aqui seu comentário que nós vamos te ajudar!

Não deixe de conferir a Edição Completa da nossas Revistas "Carreira na Europa" com depoimentos e cases de sucesso de brasileiros que foram atrás de seus sonhos e hoje vivem na Europa!

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa!

• Você sabe como elaborar um CV com foco em competências para o mercado internacional?

• Como aplicar com eficiência para oportunidades na Alemanha? Confira aqui um Checklist!

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e nossa Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

LinkedIn | Facebook | Company Page LinkedIn | Grupo - Carreira na Europa | Instagram

#dicas #emprego #Vagas #Carreira #Europa #recrutamento

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe