5 passos essenciais para iniciar a sua BUSCA DE VAGAS na Europa



Quem nunca sonhou em trabalhar em outro país, aprender um novo idioma, conhecer novas culturas, pessoas e ainda aumentar o networking profissional a nível internacional?

Este é um sonho para muitos profissionais em busca de motivação e novos desafios de carreira. Um sonho que muitas vezes parece distante e quase impossível de ser realizado.

Talvez porque você ainda não esteja 100% seguro de seu inglês, ou porque sua carreira já está estabelecida no Brasil, ou ainda simplesmente por você achar que será muito difícil e nunca parou para pensar em como iniciar este planejamento e chegar lá.

O primeiro passo para se realizar um sonho é mudar seu pensamento sobre ele. Deixe de pensar sobre isso como um sonho e passe a tratá-lo como um objetivo, assim o seu “planejamento de morar fora do país” passa a ser perseguido como uma nova meta de vida e carreira.

Como Consultora de Carreira Internacional, frequentemente me perguntam como conseguir morar na Europa, então hoje vou compartilhar cinco passos que podem ser úteis para outros profissionais, que assim como eu, sonhou um dia em morar fora do Brasil, mas que talvez não saibam por onde começar.

1 - Invista em outros idiomas

Quando falamos em morar em outro país, a principal vantagem que um nativo tem em concorrência com profissionais estrangeiros é a facilidade de comunicação no idioma local. E isso sim é uma grande vantagem, mas que pode ser superado se você se dedicar e estudar outros idiomas.

O inglês atualmente é um idioma global, e exigido na maioria das grandes empresas, então se você pretende ter um diferencial, invista em outros idiomas, não apenas no inglês.

Fluência em outro idioma é algo extremamente relativo. Não espere um belo dia acordar sentindo que está falando fluentemente e pronto para morar em outro país, isso é um estudo constante! Não deixe a falta de fluência te bloquear, quanto mais você se expor ao idioma melhor. Invista em outros idiomas!

2 - Prepare sua Cover Letter, Currículo e LinkedIn

Se você está procurando uma oportunidade de emprego na Europa, certamente precisará criar uma versão do seu currículo e perfil do LinkedIn em inglês, ou no idioma do país que pretende atuar. Embora não seja muito usada no Brasil, a “carta de apresentação” é extremamente importante para se candidatar a vagas aqui na Europa. Pense nisso e dê o primeiro passo para investir na sua carreira internacional com uma boa documentação.

Algumas dicas importantes para criar uma boa cover letter:

  • Não esqueça de incluir seus “dados de contato” e a “vaga” que você busca na empresa.

  • Não repita na cover letter informações que você já tem no seu currículo. Seu currículo prova sua experiência e carreira, mostra o que você sabe, a cover letter deve demonstrar quem você é e o que você busca profissionalmente, seu objetivo de carreira.

  • Cuidado com a ortografia e a gramática em outro idioma, peça para um profissional revisar antes.

3 - Comece pelo LinkedIn

O LinkedIn é atualmente a maior “rede de contatos a nível internacional”. Mantenha seu perfil sempre atualizado, inclua endereço de e-mails que você leia frequentemente, para não perder um possível contato, e utilize esta ferramenta gratuita com assertividade.

Comece a pesquisar empresas na sua área e analisar as oportunidades de empregos disponíveis. Filtre por país, setor, vagas, entre outros, e comece a mapear o mercado e se existem possibilidades de carreira na sua área profissional.

Existem vários sites onde você pode buscar por vagas fora do Brasil, porém um dos mais eficientes é o LinkedIn, onde esta ferramenta, automaticamente, encontra vagas baseado nas informações de seu perfil, setor e experiência profissional.

Dicas para encontrar vagas no linkedin: