Entenda a importância de falar novos idiomas para sua Carreira na Europa



A oportunidade de falar outros idiomas, além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva entre os profissionais, é um dos melhores meios para se interagir e conhecer novas culturas ao redor do mundo.

O mandarim, espanhol e inglês, são as três línguas mais faladas no mundo, num total de mais de 6000 idiomas, classificando as línguas mais faladas no mundo. O inglês, como todos já sabemos, ainda é o idioma preferido das empresas que buscam talentos multiculturais. Usado como idioma oficial para muitas multinacionais, a fluência nesta língua é o primeiro passo para abrir as porta da sua Carreira Internacional.

Em muitas empresas internacionais, grande parte de seus profissionais são estrangeiros. Além do contato no dia-a-dia entre eles, a maioria destas empresas buscam e necessitam que negócios sejam concretizados ao redor do mundo, surgindo assim a exigência no conhecimento de outros idiomas.

Apesar destes fatores, o principal motivo pelo que as empresas buscam profissionais multilíngues é a "qualidade no Serviço ao Cliente". Você já tentou resolver algum problema sobre um determinado assunto ou empresa, no qual foi atendido na sua língua materna? Pois saiba que, se foi uma empresa multinacional, este profissional que lhe atendeu certamente não está no Brasil, ela ou ele trabalha em uma multinacional em algum lugar do mundo.

O mercado globalizado exige cada vez mais que possamos interagir com pessoas e culturas das mais diversas partes do globo. Neste sentido, aprender um novo idioma é essencial e pode fazer toda a diferença para uma contratação a nível internacional.

Agora vou falar sobre os "benefícios" que você como profissional, pode alcançar na sua Carreira Internacional ao aprender um segundo idioma:

• Vivência e experiência internacional

Ter conhecimentos em um segundo idioma permite ao profissional abrir novas oportunidades e grandes experiências a nível internacional, agregando valor não somente ao seu currículo, mas também à sua vida pessoal. Dentre estas experiências, pode-se citar a realização de um intercâmbio ou de uma formação profissional no exterior, bem como viagens de negócios. Estas são excelentes formas de ampliar sua rede de contatos profissionais e abrir novas oportunidades de carreira através da fluência em outras línguas.

• Melhores salários

As parcerias entre empresas nacionais e internacionais – bem como a presença de muitas destas últimas no Brasil – faz com que tenha crescido nos últimos anos a necessidade de profissionais capazes de entender e interagir com clientes, parceiros e equipes de outras partes do mundo. A valorização destes profissionais vai desde a etapa de seleção, quando um segundo idioma pode significar um enorme diferencial para o candidato, e continua após a contratação: pesquisas indicam que profissionais que falam um segundo idioma apresentam salários maiores.

• Viver a aprender novas culturas

O aprendizado de uma nova língua envolve não somente o idioma em si, mas a possibilidade de se entender diferenças culturais e lidar de forma mais sensível e preparada com estas questões. Permite, ainda, tomar maior consciência do mundo ao seu redor, garantindo maior acesso a informações e a possibilidade de ler e discutir sobre artigos, publicações e notícias em outras línguas.

• Como aprender um novo idioma?

Como você vai iniciar o seu aprendizado em um outro idioma pode variar muito de acordo como os seus objetivos. Nós somos movidos a motivação, e caso você não a tenha, isso vai dificultar o processo.

A tecnologia oferece várias opções de sites e aplicativos desde pagos até gratuitos, através dos quais é possível se aprender uma nova língua de forma independente. Para muitos, porém, as escolas de idiomas são a melhor opção para o aprendizado, contribuindo para incentivar o aluno através da utilização de uma metodologia de ensino bem fundamentada, além de material e mídia de qualidade.

Sugiro aprender um idioma de cada vez, desta forma vai evitar comparações e maximizar a capacidade de retenção. Mas esta característica também varia de indivíduo para indivíduo. No meu caso eu aprendi por etapas, primeiro fiz um intercâmbio em Toronto no Canadá onde aprendi inglês, depois em Montreal para aprender francês e hoje morando na Áustria, meu dia a dia esta focado em aprender alemão.

O que eu conquistei com isso? Experiência e vivência em mais de 3 países diferentes, amigos e contatos de negócio ao redor do mundo, processos seletivos e contato de empresas em que eu poderia escolher onde morar e trabalhar.

De qualquer forma, aprender um novo idioma requer dedicação por parte do aluno e contribui para a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular informações, beneficiando a memória. Investir em idiomas menos convencionais, como mandarim e japonês, por exemplo, pode ser uma ótima opção, dependendo da sua área de atuação: o domínio destes contribui para que o profissional seja mais requisitado.

Com planejamento, foco e força de vontade é possível para qualquer pessoa trabalhar no exterior, você só precisa deixar de sonhar e começar a executar.

Se você precisa de ajudar para elaborar sua Carta de Apresentação e Currículo para o mercado internacional, fale conosco, nós podemos lhe orientar sobre este assunto.

Se você quer morar e trabalhar na Europa, mas não sabe por onde começar, saiba que nós estamos aqui para lhe orientar!

Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior, deixe aqui seu comentário que nós vamos te ajudar!

Não deixe de conferir a Edição Completa da nossas Revistas "Carreira na Europa" com depoimentos e cases de sucesso de brasileiros que foram atrás de seus sonhos e hoje vivem na Europa!

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa!

5 passos essenciais para iniciar a sua BUSCA DE VAGAS na Europa

Por que é essencial ter uma Carta, um CV e um Perfil no LinkedIn para buscar vagas na Europa?

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e nossa Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

LinkedIn | Facebook | Company Page LinkedIn | Grupo - Carreira na Europa | Instagram

#dicas #emprego #Vagas #Carreira #Europa #recrutamento #idiomas

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe