Você sabe as diferenças ao elaborar um currículo baseado em “competências x atividades”?



Muitos profissionais ainda pecam ao elaborar um bom currículo para o mercado internacional devido aos vícios e crenças limitantes do mercado de trabalho no Brasil. Falo por experiência própria, trabalhei por mais de 10 anos em Recursos Humanos no Brasil, e ao chegar em outros países, me deparei com a falta de conhecimento neste assunto que era tão simples para mim, um bom currículo.

O mercado europeu busca líderes e não apenas profissionais, este é o principal motivo pelo qual um bom currículo, baseado em suas competências, é a principal ferramenta para você que busca seguir uma Carreira na Europa.

Por falta de um planejamento bem estruturado, e por não entenderem a diferença entre competência e habilidade (na qual uma competência é composta por um conjunto de habilidades), muitos profissionais acabam por não terem retornos no envio de seu currículo para empregadores internacionais, deixando-os muitas vezes frustrados e sem entender a real situação.

Desvendando o mistério

1 – Competências

“Competência não se alcança, desenvolve-se. É fazer bem o que nos propomos a fazer”.

É a soma de talento com habilidade. Essa associação conduz a resultados superiores aos obtidos por pessoas que possuem apenas o talento ou habilidade separadamente. Por exemplo, um corredor de Fórmula 1 é uma pessoa que soma a habilidade de dirigir automóveis com o talento natural para disputar competições. Implica em dizer que quanto mais habilidade e talento juntos, maior é a chance de sucesso.

As competências são fatores essenciais para que o profissional tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados.

O mercado de trabalho internacional necessita de pessoas capazes de:

- Tomar decisões

- Liderar equipes

- Resolver conflitos

Exemplos de competências para elaborar um bom currículo:

  • Liderança

  • Comunicação

  • Foco em resultados

  • Visão sistêmica

  • Proatividade

  • Relacionamento Interpessoal

  • Integridade profissional

  • Coerência em resolução de problemas

  • Autoconfiança

  • Capacidade analítica e estratégica

2 – Habilidades

“Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade”.

São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. Por exempl