Você sabe as diferenças ao elaborar um currículo baseado em “competências x atividades”?



Muitos profissionais ainda pecam ao elaborar um bom currículo para o mercado internacional devido aos vícios e crenças limitantes do mercado de trabalho no Brasil. Falo por experiência própria, trabalhei por mais de 10 anos em Recursos Humanos no Brasil, e ao chegar em outros países, me deparei com a falta de conhecimento neste assunto que era tão simples para mim, um bom currículo.

O mercado europeu busca líderes e não apenas profissionais, este é o principal motivo pelo qual um bom currículo, baseado em suas competências, é a principal ferramenta para você que busca seguir uma Carreira na Europa.

Por falta de um planejamento bem estruturado, e por não entenderem a diferença entre competência e habilidade (na qual uma competência é composta por um conjunto de habilidades), muitos profissionais acabam por não terem retornos no envio de seu currículo para empregadores internacionais, deixando-os muitas vezes frustrados e sem entender a real situação.

Desvendando o mistério

1 – Competências

“Competência não se alcança, desenvolve-se. É fazer bem o que nos propomos a fazer”.

É a soma de talento com habilidade. Essa associação conduz a resultados superiores aos obtidos por pessoas que possuem apenas o talento ou habilidade separadamente. Por exemplo, um corredor de Fórmula 1 é uma pessoa que soma a habilidade de dirigir automóveis com o talento natural para disputar competições. Implica em dizer que quanto mais habilidade e talento juntos, maior é a chance de sucesso.

As competências são fatores essenciais para que o profissional tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados.

O mercado de trabalho internacional necessita de pessoas capazes de:

- Tomar decisões

- Liderar equipes

- Resolver conflitos

Exemplos de competências para elaborar um bom currículo:

  • Liderança

  • Comunicação

  • Foco em resultados

  • Visão sistêmica

  • Proatividade

  • Relacionamento Interpessoal

  • Integridade profissional

  • Coerência em resolução de problemas

  • Autoconfiança

  • Capacidade analítica e estratégica

2 – Habilidades

“Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade”.

São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. Por exemplo, dirigir um automóvel ou usar um computador. A maioria das profissões podem ser realizadas graças às habilidades, que soma conhecimento e experiência.

Vamos pegar um caso bem simples para iniciarmos a nossa conversa sobre as habilidades.

Um estagiário que inicia sua carreira precisa aprender e desenvolver suas atividades do dia a dia no trabalho. Quando ele consegue dominar estes processos de rotina de trabalho, podemos dizer que ele apresenta as habilidades profissionais para o desenvolvimento de suas atividades na empresa. Com este exemplo, podemos definir a habilidade como a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa.

Em termos bem simples, podemos dizer que habilidade é o que o profissional saber fazer.

Principais habilidades para incluir ao elaborar um bom currículo:

  • Flexibilidade e adaptação

  • Autoconfiança e Autoconhecimento

  • Iniciativa e criatividade

  • Visão no cliente

  • Compreensão interpessoal e empatia

  • Capacidade de liderança

  • Persuasão e negociação

  • Trabalho em equipe

  • Visão do Negócio

Veja abaixo quais são as habilidades básicas para abordar uma situação complexa:

- Planejar a abordagem e solução

- Visualizar possíveis métodos para solução; selecionar estratégias e recursos.

- Executar o planejamento

- Analisar criticamente a solução encontrada

3 - Atividades profissionais

As atividades profissionais são na verdade um resumo das principais atividades que o profissional executa ou executou nos cargos e empresas em que atuou. As atividades descrevem a rotina do dia dia de um profissional na empresa, enquanto as competências definem o seu potencial como profissional.

Talento x Características Pessoais

Talentos são as capacidades que nascem com cada um e conduzem a um desempenho satisfatório tanto no aprendizado quanto na execução das habilidades. Por exemplo, o talento para negociar, inventar, comunicar. É diferente ter apenas habilidade do que ter também talento para executar essa habilidade. Uma pessoa com talento para uma determinada profissão é capaz de aprender e executar com muito mais facilidade essa profissão.

Características Pessoais depende do conjunto de valores, crenças, paradigmas, características físicas e da influência do meio externo. Pode ser transformada ao incluir novas experiências, dependendo do julgamento da forma de vida de cada um.

Se você precisa de ajudar para elaborar sua Carta de Apresentação e Currículo para o mercado internacional, fale comigo, posso lhe orientar sobre este assunto.

Se você quer morar e trabalhar na Europa, mas não sabe por onde começar, saiba que nós estamos aqui para lhe orientar!

Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, Recolocação Profissional, mercado de trabalho no exterior, estamos aqui para lhe orientar e guiar, ajudando você a ingressar nesta sua nova jornada de morar e trabalhar no exterior, deixe aqui seu comentário que nós vamos te ajudar!

Não deixe de conferir a Edição Completa da nossas Revistas "Carreira na Europa" com depoimentos e cases de sucesso de brasileiros que foram atrás de seus sonhos e hoje vivem na Europa!

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa!

5 passos essenciais para iniciar a sua BUSCA DE VAGAS na Europa

Por que é essencial ter uma Carta, um CV e um Perfil no LinkedIn para buscar vagas na Europa?

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida para o nosso e-mail que nós respondemos para você.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e nossa Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

LinkedIn | Facebook | Company Page LinkedIn | Grupo - Carreira na Europa | Instagram

#dicas #emprego #Carreira #Europa #recrutamento

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe