Como elaborar uma ótima Carta de Apresentação para o mercado de Portugal



Para começar, vale dizer que para uma aplicar formalmente para um emprego na Europa os documentos necessários são;

• Carta de Apresentação ou “Carta de Candidatura Espontânea”

• Currículo Profissional atualizado

Um dos itens mais pedidos pelas empresas hoje em dia é a carta de apresentação, por isso vou falar hoje sobre como elaborar um ótima carta de apresentação para te ajudar na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Infelizmente muitos profissionais não utilizam a carta como um documento necessário na aplicação de vagas, de forma geral, o objetivo desta carta é apresentar você ao recrutador como potencial candidato, demonstrando interesse na vaga em questão e apresentando as suas competências e habilidades para o emprego.

Principais competências exigidas no mercado europeu:

• Liderança e trabalho em equipe

• Conhecimentos técnicos e certificações internacionais

• Habilidades na resolução de conflitos e problemas

• Experiência em ambiente multicultural

• Idiomas e vivência internacional

Como enviar a Carta de Apresentação

A carta deve ser anexada no email de candidatura à vaga, juntamente com o seu currículo, ambos no mesmo formato padrão (word ou pdf). O importante para uma aplicação na Europa é que seus documentos sejam enviados de acordo com o idioma requerido na vaga, geralmente inglês, português (para Portugal), ou outros idiomas dos países europeus.

Conteúdo da Carta de Apresentação

Uma boa carta de apresentação não é aquela em que o profissional expressa sua trajetória de carreira baseada na empresa, este é um erro comum que encontro nas aplicações a nível internacional. A carta deve apresentar você "como potencial candidato", podendo em segundo plano demonstrar seus resultados nas empresas anteriores. Segue um exemplo:

Exemplo: "profissional graduado em... trabalhando há mais de 10 anos no setor financeiro, com experiência nas áreas de IT, Telecom e indústrias"

Para apresentar você como um potencial candidato, a sua carta deve conter as suas principais habilidades e competências para a vaga em questão, descrevendo de uma forma organizada a sua trajetória profissional.

Modelo de Carta para o mercado de Portugal

Título: Carta de Candidatura Espontânea

Nome

Nacionalidade

Telefone

E-mail

Linkedin

Exmº Senhor/Senhora

Departamento de Recursos Humanos

Assunto: Candidatura Espontânea/Anúncio de Emprego

Cargo/Posição