Afinal, quais são as diferenças entre Conhecimento, Habilidades e Competências?



Quando falamos em "CARREIRA", logo surgem as dúvidas sobre: COMPETÊNCIAS X HABILIDADES, que são a chave de muita confusão para muitos candidatos hoje em dia.

Vale a pena destacar que cada um destes temas tem uma determinada função em um processo seletivo.

1 - Conhecimento:

• ato ou efeito de conhecer.

• ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.

O conhecimento é a compreensão teórica ou prática de um certo assunto. Podemos dizer que você pode ter conhecimento sobre as leis trabalhistas, mas isso não significa que você está apto a trabalhar e desenvolver atividades sobre este tema, como um advogado formado e experiente, por exemplo.

O conhecimento é geralmente adquirido na faculdade, universidade ou em treinamentos específicos, e isso é o vai lhe permitir "saber" sobre determinado assunto, mas só a "habilidade" vai lhe permitir desenvolver esta atividade ou conhecimento.

2 - O que são habilidades?

Habilidade é a capacidade de desempenhar um determinado papel ou função, sendo a “capacidade aprendida”, por meio de treinamento, prática ou experiência, afim de obter um resultado desejado realizando funções no dia a dia de trabalho. por exemplo.

Pode ser dividida em três princípios:

• Habilidades Cognitiva: são habilidades usadas ​​para desenvolver ideias, compreender e integrar as informações de uma forma significativa.

• Habilidades Técnicas: o conhecimento de um conjunto de operações, equipamentos, programas e sistemas da empresa.

• Habilidades Interpessoais: habilidade em construir relacionamentos sólidos, através de uma comunicação clara e eficiente. Por exemplo, o comportamento ético e o trabalho em equipe, com foco em resultados, não em pessoas ou relacionamentos.

Uma pessoa muito habilidosa não significa necessariamente que seja um funcionário competente, ele pode apresentar habilidades em certos requisitos, porém não ter as competências necessárias para desenvolver ou desempenhar uma certa função ou cargo específico.

3 - O que são competências?

Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que capacitam uma pessoa a atuar efetivamente em uma função ou cargo especifico na empresa, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos em prol da equipe ou empresa.

O conjunto de atitudes e comportamentos, permitem a um profissional desempenhar com eficácia tarefas específicas, e em qualquer situação. Os profissionais competentes têm a "capacidade" para fazer algo em determinado cargo ou profissão, utilizando seus conhecimentos e habilidades para lidar bem com a situação.

Como ser um Candidato em Potencial?

O mercado internacional está em demanda de profissionais qualificados, e um perfil diferenciado é o que faz a diferença em uma contratação no mercado europeu.

Os recrutadores buscam em um perfil a união deste três elementos, conhecimento, habilidades e competências, durante um processo seletivo, analisando o perfil de cada candidato de acordo com o cargo ou função a exercer na empresa, cada qual com seu diferencial e potencial.

Para ser um “candidato em potencial”, o primeiro passo é saber transcrever seus conhecimentos, habilidades e competências para o seu perfil profissional, como seu currículo, carta de apresentação e LinkedIn, atraindo assim a atenção dos recrutadores e empresas internacionais ao seu perfil, e conquistando a sonhada entrevista!

É importante lembrar que você como candidato deve buscar a maior quantidade possível de informações a respeito da vaga na Europa, começando pelas tarefas exigidas, até as chances de crescimento dentro da empresa.

Se a vaga exige conhecimentos que você já possui, é importante considerar as reais possibilidades de aprender coisas novas e se destacar na sua Carreira Internacional.

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa:

• 5 pontos mais importantes para avaliar em uma OPORTUNIDADE de emprego na Europa

• 3 Principais Competências que os Headhunters valorizam em um processo seletivo na Europa

Ficou com alguma dúvida?

Envie sua dúvida que eu respondo para você.

Quer saber mais sobre o meu trabalho e a Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhar com os amigos.

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail? Inscreva-se já na minha NEWSLETTER.

Aproveite e curta a Fanpage no facebook e me siga no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e abraços,

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

#Planejamento #Europa #Vagas #recrutamento

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe