Você sabia que as empresas internacionais valorizam profissionais que possuem a competência em Lider



As organizações internacionais vivenciam um momento de alta competitividade no mercado, onde o poder de diferenciação e destaque é o que vai manter a lucratividade saudável e ativa.

Para atender o mercado global e se destacar na competitividade, as empresas precisam possuir ótimos profissionais, que atendam à demanda de seus clientes com qualidade e perfeição. Acredite, esta é a parte mais difícil para as grandes empresas, reter ótimos profissionais.

Já passou o tempo onde o papel do RH era apenas imprimir o seu holerite, na maioria das empresas da Europa, os Recursos Humanos se destacam como um dos principais setores dentro da empresa, sendo bem desenvolvido, reconhecido e respeitado dentre os líderes.

O recrutamento e o processo seletivo hoje no mercado europeu, deve passar primeiro pela aprovação do profissional competente nesta área, e só após a aprovação do perfil deste candidato, este pode ser com a sua aplicação para a vaga. Com isso as empresas conseguem diminuir uma grande porcentagem em demissão/rescisões e obter um ótimo índice de retenção de talentos.

Por que as empresas pedem perfil de Liderança?

Vamos por partes, o papel do líder é motivar, antes de tudo, e oferecer “suporte” à sua equipe, diferente de chefes que oferecem apenas “ordens”.

Uma empresa que possui líderes em posições estratégicas, comprovam no dia a dia, a qualidade e a produtividade do trabalho em equipe, alacando mais resultados e metas da empresa.

Você pode notar que, o principal requisito citado nos milhares de vagas e ofertas de emprego disparadas no mercado hoje é a competência de “leadership”, ou “liderança”.

Confira alguns exemplos e habilidades que você deve possuir para lideras pessoas e sair na frente na concorrência do mercado de trabalho internacional. Anote as competências que você possui e não esqueça de mencionar no seu currículo!

Principais competências em: Lidando com Pessoas - Dealing with People

1. Capacidade em estabelecer o foco

-> A capacidade de desenvolver e comunicar com eficiência metas de apoio à missão e cumprimento dos objetivos da empresa.

Principais Habilidades:

• Trabalhar alinhando as metas da empresa/setor com a direção estratégica do negócio.

• Garantir que o time compreenda como seu trabalho é importante para a missão e objetivos da empresa.

• Garantir que o time se identifique com o propósito e missão da empresa.

• Garantir que o time esteja sempre motivado, desenvolvendo metas com foco em resultados e atingimento do plano do negócio.

2. Trabalho em equipe e apoio motivacional

-> Possuir a capacidade de aumentar o compromisso e a produtividade do time com seu trabalho e atividades profissionais.

Principais Habilidades:

• Reconhecer e recompensar as pessoas pelas suas realizações e atingimento das metas.

• Reconhecer e agradecer o time ou empregados por suas contribuições e colaboração com a empresa.

• Ter orgulho do time e incentivar a todos, motivando cada um a se sentir bem com suas realizações e apoio à empresa.

• Encontrar formas criativas de tornar o trabalho das pessoas mais compensador.

• Sinalizar o próprio comprometimento com os processos e metas, estando sempre presente e envolvido pessoalmente nos principais projetos.

• Identificar e resolver prontamente os problemas de conflitos e relacionamento dentro do time.

• Gerenciar reuniões e apresentações que energizam grupos e motivam o time, com foco nas estratégias do negócio.