Como funciona o EU Blue Card – Visto para trabalhar na Alemanha



O Cartão Azul - EU Blue Card, é uma autorização de trabalho emitida por 25 dos 28 Estados-Membros da UE para cidadãos não qualificados da UE. O nome EU Blue Card veio como uma combinação entre o Green Card dos EUA e a cor da bandeira da União Europeia.

Criado em 2007 pela Comissão Europeia, oficialmente implementado em 2009, este programa tem como objetivo facilitar a contratação de profissionais em demanda nos países da União Europeia, com intenções de estimular o desenvolvimento econômico, tornando a Europa um destino desejável para trabalhadores qualificados que desejam exercer suas funções em outros países e poder seguir uma carreira privilegiada.

Qual é o órgão responsável para solicitação do Blue Card na Alemanha?

O Ausländerbehörde é o órgão alemão responsável pelas aplicações do Blue Card no país. É separado por região/cidade, então você deverá aplicar na cidade onde vai trabalhar ou a mais próxima de você.

-> Ausländerbehörde de Munique:

https://www.muenchen.de/rathaus/Stadtverwaltung/Kreisverwaltungsreferat/Auslaenderwesen.html

Quem pode solicitar o processo de aplicação para o EU Blue Card e trabalhar na Alemanha?

Os trabalhadores altamente qualificados e graduados não pertencentes à UE podem solicitar o cartão azul da UE como uma autorização de trabalho simples e limitada.

Um estrangeiro, cidadão de um país não pertencente à UE, pode solicitar o cartão azul da UE nos casos de:

  • possuir um diploma universitário concluído ou reconhecido por um órgão alemão.

  • possuir uma oferta de emprego/contrato de trabalho com uma remuneração bruta anual exigida pelo país (em torno de 4 mil por mês).

  • contrato de trabalho oferecido para profissionais inclusos na lista de profissão em demanda como: cientistas, matemática, engenheiros, médicos e trabalhadores qualificados em TI, com remuneração mínima em torno de 3 mil Euros por mês.

Um estrangeiro precisa solicitar o cartão azul da UE antes de entrar no país?

Sim, um cidadão de um país não pertencente à UE precisa solicitar o cartão azul da UE antes de sua entrada na Alemanha.

Por quanto tempo o cartão azul é válido?

O cartão azul da UE é válido por 4 anos. Se o contrato de trabalho cobrir um período inferior a 4 anos, o que significa que é limitado, o cartão azul da UE será válido durante o período do contrato de trabalho, acrescido de 3 meses.

Após a entrega de toda a documentação exigida, o EU Blue Card/Cartão Azul pode levar de seis a oito semanas para ficar pronto.

Para maiores informações sobre o EU Blue Card e como trabalhar legalmente na Alemanha, confira os sites de ajuda abaixo!

• EU Blue Card Germany

• Migration to Germany

• EU Blue Card – Live and work in the European Union!

• Ausländerbehörde – München

• Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen – ZAB