Vai fazer uma Entrevista de Emprego Internacional via skype? Então este artigo é para você!



A utilização de métodos via webcam aumentou mais de 50% nos últimos anos. Oferecendo baixos custos (às vezes sem custo algum) tanto para as empresas como para os candidatos, as entrevistas de emprego “online” são comuns e muito utilizadas por empresas europeias.

O principal ponto de motivação para este processo, é a agilidade e diversidade na seleção de candidatos assim como a redução de custos para as empresas. Em muitos casos chegam a substituir as entrevistas presenciais, dependendo da empresa.

Apesar de parecer um simples bate papo online, as entrevistas por videoconferência são levadas muito a sério aqui na Europa, e já no primeiro comportamento inadequado o candidato pode ser desclassificado.

Por isso é muito importante você levar em consideração estas dicas e hoje, se pretende realmente obter sucesso nesta nova jornada!

Pontos mais importantes a serem considerados:

1. Boa conexão com a Internet e equipamentos de acesso

Teste a câmera, o microfone e a conexão da internet - evite que a entrevista seja interrompida ou se atrase por conta de algum problema técnico na sua máquina.

2. Não se atrase para fazer o login

Antes da entrevista, confirme com o entrevistador o e-mail e o adicione antecipadamente. Planeje-se para estar conectado no horário, esteja pronto e online 5 min antes do horário agendado.

3. Vista-se adequadamente

Mesmo sendo uma entrevista online, você deve apresentar um boa Apresentação Profissional, a primeira impressão é a que fica! Então prepare-se! Apesar de sua imagem aparecer só da cintura para cima, vista-se com um traje profissional de acordo com a vaga e a empresa.

4. Prepare uma sala adequada e sem barulhos, o ideal é você estar sozinho

Esteja conectado em uma sala especial para a sua entrevista, um local silencioso, sem bagunça e sem interferência de outras pessoas ou animais de estimação.

5. Desligue os aparelhos eletrônicos

Desligue aparelhos com notificações (celular, facebook, whatsapp, etc), isso atrapalha a sua concentração e a do recrutador, podendo trazer constrangimentos na hora da sua entrevista. Feche todos os programas abertos na sua tela do computador, isso pode atrapalhar a velocidade da internet e fazer com que você desvie sua atenção da entrevista.

6. Ambiente e fundo 'clean'

Verifique na sua câmera o fundo que está enquadrado na sua tela de apresentação, não deixe roupas ou objetos ter mais foco do que você na sua apresentação, opte por fundos clean, como parede brancas e com poucos quadros/objetos.

7. Seja sempre profissional

Mantenha sempre a postura profissional que você teria se estivesse em uma entrevista pessoalmente, cuide com sua voz, fale claramente e evite pausas muito longas.

8. Lembre-se: você está sendo filmado

Mostre sustentação pessoal e segurança ao conversar, articule bem as palavras e preste atenção na sua postura profissional.

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, primeiramente é preciso parar e prestar atenção nas próprias ações, no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando a entrevista não é “cara a cara”, o nosso poder de convencimento cai ainda mais, pois não estamos preparados para defender uma argumentação e se sustentar sobre as nossas escolhas.