Como escrever um e-mail profissional e encantar recrutadores em 10 passos



Redigir um bom e-mail profissional ao enviar o seu currículo e aplicar para vagas internacionais é o primeiro passo para o seu sucesso. Para evitar falhas de comunicação, seja claro na sua comunicação e objetivo quanto ao seu interesse na vaga ou empresa.

Os recrutadores internacionais trabalham com o gerenciamento do seu tempo muito limitado, são na maioria ocupados e tudo o que “não precisam” é receber e-mails com textos e mais textos desnecessários, por isso seja claro e objetivo!

A dica de hoje é um passo a passo para você escrever um e-mail profissional e encantar recrutadores. Vamos lá!

1 - Assunto do E-mail

Preencha sempre o campo do assunto, este é o primeiro a ser lido e deve gerar interesse ao recrutador em abrir seu e-mail. Insira aqui o título da vaga que pretende se candidatar, ou em caso de candidatura espontânea, o cargo que você busca.

Exemplos:

• CV – Mechanical Engineer

• Resume – IT Manager

• CV – Project Manager

Evite termos como ‘’urgente’’, “candidatura à vaga” ou “nome completo no assunto”. Seja conciso quanto ao tema ao qual o e-mail diz respeito.

2 – Saudação

Por favor, não envie e-mails sem dizer “bom dia”, Olá Sr. Sra.”, inicie seu e-mail sempre com uma saudação, e se for o caso, o nome da pessoa em questão/contato.

Exemplos:

• Dear Ms. or Mrs.

• Dear Hiring

• Dear Manager

• Dear Mr. “Lastname”

3 – Sem emotions :-(

O e-mail é um texto formal e profissional, nem seria necessário dizer para evitar emotions, abreviaturas, gírias ou figurinhas coloridas, estes são dispensáveis na redação de um e-mail profissional.

4 – Texto formal de apresentação

O seu objetivo e o tema principal do e-mail deve ser abordado no primeiro parágrafo, de uma forma direta e clara. Descreva aqui sua formação, cargo/vaga que busca, anos de experiência, idiomas e competências profissionais, confira um exemplo abaixo:

“Graduated in Mechanical Engineering, having 20years of work experience, I'm looking for a new opportunity as ….

I’ve been working in Automotive sector assisting the companies for international projects, developing my career in: CAD Design, FMEA, CAM….”

Em nenhuma circunstância envio textos com palavras maiúsculas, é extremamente indelicado e existem outras formas de apresentar importância na informação.

5 - Anexando documentos

Por favor, não cometa este ERRO!