Como escrever um e-mail profissional e encantar recrutadores em 10 passos



Redigir um bom e-mail profissional ao enviar o seu currículo e aplicar para vagas internacionais é o primeiro passo para o seu sucesso. Para evitar falhas de comunicação, seja claro na sua comunicação e objetivo quanto ao seu interesse na vaga ou empresa.

Os recrutadores internacionais trabalham com o gerenciamento do seu tempo muito limitado, são na maioria ocupados e tudo o que “não precisam” é receber e-mails com textos e mais textos desnecessários, por isso seja claro e objetivo!

A dica de hoje é um passo a passo para você escrever um e-mail profissional e encantar recrutadores. Vamos lá!

1 - Assunto do E-mail

Preencha sempre o campo do assunto, este é o primeiro a ser lido e deve gerar interesse ao recrutador em abrir seu e-mail. Insira aqui o título da vaga que pretende se candidatar, ou em caso de candidatura espontânea, o cargo que você busca.

Exemplos:

• CV – Mechanical Engineer

• Resume – IT Manager

• CV – Project Manager

Evite termos como ‘’urgente’’, “candidatura à vaga” ou “nome completo no assunto”. Seja conciso quanto ao tema ao qual o e-mail diz respeito.

2 – Saudação

Por favor, não envie e-mails sem dizer “bom dia”, Olá Sr. Sra.”, inicie seu e-mail sempre com uma saudação, e se for o caso, o nome da pessoa em questão/contato.

Exemplos:

• Dear Ms. or Mrs.

• Dear Hiring

• Dear Manager

• Dear Mr. “Lastname”

3 – Sem emotions :-(

O e-mail é um texto formal e profissional, nem seria necessário dizer para evitar emotions, abreviaturas, gírias ou figurinhas coloridas, estes são dispensáveis na redação de um e-mail profissional.

4 – Texto formal de apresentação

O seu objetivo e o tema principal do e-mail deve ser abordado no primeiro parágrafo, de uma forma direta e clara. Descreva aqui sua formação, cargo/vaga que busca, anos de experiência, idiomas e competências profissionais, confira um exemplo abaixo:

“Graduated in Mechanical Engineering, having 20years of work experience, I'm looking for a new opportunity as ….

I’ve been working in Automotive sector assisting the companies for international projects, developing my career in: CAD Design, FMEA, CAM….”

Em nenhuma circunstância envio textos com palavras maiúsculas, é extremamente indelicado e existem outras formas de apresentar importância na informação.

5 - Anexando documentos

Por favor, não cometa este ERRO!

Não anexo todo o texto do seu currículo no corpo do e-mail, na maioria das vezes o e-mail fica desconfigurado, quebra-se links, ou vai para o Spam. Renomeie seu currículo como “CV ou Resume”, e a carta como “Cover Letter”, para que o recrutador possa identificar o documento antes mesmo de abri-lo.

Anexe os documentos nesta ordem, carta depois currículo, ideal que sejam em pdf. Se o pdf for mais do que 2 Mb, use um compressor de pdf, para diminuir o tamanho e não ter o risco de ir para o Spam.

Exemplo para informar documentos em anexo:

“Enclosed are my resume and cover letter for your consideration….”

6 - Seja breve

Não se perca em explicações e informações que não sejam relevantes para a sua candidatura. Quanto mais atrativo for o seu e-mail maior será a sua chance de obter um retorno positivo.

O recrutador que receber um bom e-mail profissional, com certeza manterá contato.

7 - Negrito ou itálico

Use as ferramentas negrito ou itálico para focar em pontos estratégicos no seu e-mail como sua formação ou cargo em questão. Evite usar palavras coloridas ou sublinhadas, apenas negrito ou itálico já dará uma ênfase à informação.

8 - Finalizando

Seja cordial até o final. Mostre-se disponível e agradecido pela oportunidade, assim como pela consideração e tempo dedicado ao seu perfil/email, como:

• Thank you and regards, • Yours faithfully

• Yours sincerely

• Sincerely yours

"I appreciate you taking the time to consider my profile and I would like to thank you for your time."

9 - Revise seu texto

Nunca envie um e-mail profissional sem antes fazer uma revisão. Geralmente as caixas de mensagem já dispõem de ferramentas de verificação da ortografia e da gramática, pelo que não há não desculpas para enviar um e-mail com erros.

10 - Assinatura e contatos

Crie uma assinatura que contenha o seu nome, contatos (telefone, e-mail, LinkedIn). Seja prático e acessível, assim o recrutador não precisa ficar procurando no seu currículo como entrar em contato com você. Mostre disponibilidade para um possível contato ou entrevista.

Confira agora um exemplo de e-mail de sucesso:

---------------------------------------------------------

Dear Hiring,

Currently I'm looking for a new opportunity as .......

Graduated in ..................., I have over 10 years of work experience in ......... industry/sectors, most of them dedicated to ....... assisting companies .... developing my career and helping the business to achieve the best results.

Enclosed are my resume and cover letter for your consideration, therefore, I am available for an interview, I hope it meets with your requirement.

I’m available to work in ........e, as well as I speak fluent English and native Portuguese. I appreciate you taking the time to consider my profile and I would like to thank you for your time.

Thank you and regards,

Nome:

Email

Telefone

Outros

---------------------------------------------------------

Tem dúvidas? Agende um horário comigo!

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail?

• Inscreva-se na minha NEWSLETTER

Precisando de orientação?

Confira meus Ebooks que vão lhe ajudar e orientar sobre como iniciar sua Carreira na Europa:

• Cover Letter com Foco no Mercado Europeu

• Guia com 29 Perguntas e Repostas - Como utilizar seu LinkedIn e buscar vagas na Europa

• Guia com 50 Perguntas e Respostas - Como seguir Carreira na Europa

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Facebook | LinkedIn

Boa sorte!

Obrigada e um forte abraço.

Valéria Barros

RH Clock-in | Job Hunter & Headhunter

contact@rhclockin.com

#Planejamento #Europa #Vagas #recrutamento

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe