Como responder a famosa pergunta: Qual é a sua expectativa salarial?



Vamos ser sinceros, que perguntinha chata, não é?

Mas saiba, em muitos dos casos esta pergunta é essencial!

Antes de ser recrutadora eu também fiz muitas entrevistas, já passei muito por situações como esta, então conheço bem o seu lado. É bastante comum profissionais oferecerem dicas sobre como se preparar ou agir em uma entrevista, mas muitos candidatos infelizmente não estão preparados para essa pergunta em questão.

Como discutir a respeito da remuneração em um processo seletivo?

Quando confrontados com uma pergunta como essa muitos candidatos se sentem desconfortáveis e inseguros, já que, se falar um número muito alto ele corre o risco de ser desconsiderado do processo seletivo, por outro lado, se falar um número baixo pode acabar com uma remuneração inferior à que gostaria de receber e consequentemente ficará insatisfeito em um curto prazo.

Ou seja, não estar preparado para responder adequadamente essa pergunta pode lhe custar o tão sonhado emprego.

Confira algumas dicas para lhe ajudar nesta jornada:

1 - Uma boa dica é falar sobre a remuneração e posição atual, incluindo bônus ou benefícios, mas levando em consideração o mercado de trabalho atual, local/região, custo de vida ou mudança internacional.

Se a vaga for para um ambiente internacional, você deve pesquisar vagas e salários na sua área ou segmento, para ter uma base de cálculo, ou pesquisar sobre o salário mínimo e custo de vida naquele país, podendo assim calcular as despensas para uma pessoa ou família, construindo um salário mensal médio base para ter em mente.

Para saber o salário mínimo atualizado de um certo país, a melhor opção é buscar informações diretamente no consulado gera daquele país, obtendo assim uma informação verídica e atualizada.

Algumas empresas divulgam o salário a ser negociado diretamente na vaga, mas não é um ato muito comum, devido à vários fatores, então o jeito é pesquisar mesmo.

2 - Outra dica é visitar sites informativos e com estatísticas sobre o assunto, o site do Glasdoor, por exemplo, muito conhecido na Europa, é um site bem completo com informações sobre o mercado de trabalho, estatísticas e salários por cargo. Eu utilizo também o site da EURES, muito completo e divido por região, país, setor, entre outros.

• Glasdoor

• EURES

É importante falar sobre suas expectativas?

Falar sobre suas expectativas aumenta seu interesse na oportunidade e na empresa e faz uma conexão com a remuneração que você está procurando. Lembre-se, você fez uma pesquisa prévia e sabe um valor que seria competitivo, mas seu limite inferior é aquele que te deixaria motivado e o mínimo pelo qual você aceitaria a oportunidade. Mostre-se flexível para negociar esse valor pois está interessado na oportunidade.

Afinal, por que nós recrutadores fazemos esta pergunta e o que realmente queremos com isso?

O principal fator é que a empresas querem saber se as expectativas salariais do funcionário estão alinhadas com as possibilidades de remuneração da empresa.

Por outro lado, conduzir um processo seletivo até uma contratação exige muitos profissionais e assim custos altos, e infelizmente muitos candidatos desistem da vaga na última hora, às vezes por apenas alguns trocados a mais, sem levar em conta a empresa e seus benefícios.

Um ponto que é muito importante citar, é que a remuneração da vaga, na maioria dos casos é decidida antes de se iniciar o processo seletivo. Ou seja, não é que a empresa vai escutar a remuneração do candidato e propor um valor maior, mas sim que ela busca entender se o candidato se enquadra no perfil de remuneração da empresa para a oportunidade em questão.

Veja aqui alguns exemplos de salários informados pelo Glasdoor para este ano de 2019:




Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Facebook | LinkedIn

-------------------------------------------------------------------------------------------

Tem dúvidas? Agende um horário comigo!

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail?

• Inscreva-se na minha NEWSLETTER

Precisando de orientação?

Confira meus Ebooks que vão lhe ajudar e orientar sobre como iniciar sua Carreira na Europa:

• Cover Letter com Foco no Mercado Europeu

• Guia com 29 Perguntas e Repostas - Como utilizar seu LinkedIn e buscar vagas na Europa

• Guia com 50 Perguntas e Respostas - Como seguir Carreira na Europa

Boa sorte!

Obrigada e um forte abraço.

Valéria Barros

RH Clock-in | Job Hunter & Headhunter

contact@rhclockin.com

#Planejamento #Europa #emprego #dicas #Carreira #salarios

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe