Para quem pretende morar na Itália, aprender italiano é essencial!



Se você está se preparando para adquirir sua “cidadania italiana” e iniciar uma Carreira Internacional na encantadora Itália, eu tenho um conselho muito valioso para você!

Para quem pretende morar na Itália, aprender italiano é essencial!

Parece óbvio, mas não é.

Muitos profissionais acreditam que apenas saber inglês é suficiente para morar na Itália, o que é um grande equívoco, pois a maioria dos italianos, assim como europeus em geral, geralmente não falam inglês. Até aprendem na escola, mas não praticam por anos e acabam por esquecer o idioma.

Quer saber mais? Continue sua leitura e já prepare as anotações mais importantes!

Confira os tópicos de hoje:

1. Curiosidades!

2. Onde aprender italiano na Itália?

3. Cursos online para você aprender italiano

4. Como trabalhar na Itália?

1. Curiosidade!

O italiano é uma língua oficial de 6 países, na Itália, Vaticano, San Marino, Suíça, Eslovênia e Croácia.

É um idioma europeu e a União Europeia possui um padrão comum de nivelamento de idioma, que é dividido assim:

• Nível A1: Iniciante

• Nível A2: Básico

• Nível B1: Intermediário

• Nível B2: Independente

• Nível C1: Proficiência

• Nível C2: Domínio pleno (fluência)

2. Onde aprender italiano na Itália?

Se você já estiver na Itália, em todas as regiões da Itália existem cursos de italiano para estrangeiros, alguns até gratuitos, se você possuir a cidadania do país. Precisa apenas pesquisar na sua região se existem centros de integração cultural e obter informações sobre como ingressar nos cursos.

Algumas instituições como associações e igrejas oferecem cursos gratuitos para a comunidade, vale a pena se informar sobre os requisitos para você poder participar destes cursos. Geralmente nos centros de integração eles costumam ter uma lista das entidades que oferecem cursos de italianos para estrangeiros.

Você pode optar também por uma escola tradicional e investir em curso intensivo, com professores preparados para te auxiliar nesta jornada. Há cursos para todos os tipos de gostos e idades: intensivo, extensivo e preparatório, confira algumas dicas:

As escolas oferecem várias promoções de cursos, é possível, inclusive, “comprá-los” ainda no Brasil, através de agências especializadas em intercâmbios, vale a pena pedir um orçamento e chegar aqui preparado!

3. Cursos online para você aprender italiano

A maior vantagem, na minha opinião que já aprendi 4 idiomas, de aprender em um curso pago e específico para o seu objetivo, é o fato de ser personalizado e o trabalho ser em grupo. Eu aprendi muito sobre a pronúncia em inglês, por exemplo, quando eu fiz um intensivo no Canadá, alguns estudantes falavam errado, ou com sotaque, isso era um alerta para que eu não cometesse o mesmo erro.

4. Como aprender italiano no Brasil

Se você ainda está no Brasil e deseja aprender italiano antes de embarcar para a Itália, é possível se matricular em algum curso na sua cidade, universidades, instituições italianas ou escolas de idiomas. Levando em consideração a demanda na solicitação de vistos e/ou cidadanias italianas no Brasil nos últimos 10 anos, praticamente existem cursos de italiano oferecidos por escolas de idiomas ou pelas associações de cultura italiana em todas as regiões do Brasil.

Pesquise por Instituições Italianas ou Circolo Italiano na sua cidade, são comunidades ou grupos de pessoas que podem te ajudar.

No site da Embaixada da Itália no Brasil existe um documento sobre onde aprender italiano no Brasil, que pode ser muito útil.

5. Como trabalhar na Itália?

O primeiro passo para conseguir emprego na Itália é ser um imigrante legal, possuindo visto de trabalho ou cidadania europeia. Para morar no país, você precisa solicitar uma permissão de estadia, mediante a apresentação de documentos como passaporte, comprovante de residência e comprovante de renda.

Solicitar essa permissão é necessário para quem pretende permanecer no território italiano por mais de 90 dias. Após esse prazo, o imigrante deve dar entrada na autorização de residência no país e, posteriormente, na permissão de estadia.

O processo de cidadania italiana é solicitado diretamente no Consulado Italiano da sua região, e as informações e requisitos devem ser esclarecidos pelo próprio consulado.

Falar italiano é fundamental para quem busca emprego na Itália. Tenha em mente que o “inglês fluente” no currículo não é suficiente para ocupar uma vaga de emprego dentro do país.

• Crie um currículo europeu

O primeiro passo antes de sair por aí procurando por trabalho na Itália, é elaborar um currículo dentro do “padrão europeu”. Informações como nacionalidade, visto, idiomas e experiência profissional não podem faltar no documento, pense e invista nisso!

Aqui na Europa é muito importante também apresentar "Carta de Apresentação" nas aplicações por oportunidades de emprego a nível internacional. Outra dica muito importante é "evite usar o modelo Europass", please, experiência própria!

Encontrar um trabalho na Itália, estando no Brasil, é o sonho de muitos brasileiros.

A melhor forma de fazer isso é utilizando os sites e redes de emprego, como:

• LinkedIn

• Indeed, Cerco Laboro e Trovo Laboro.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Facebook | LinkedIn

Grazie mille!

-------------------------------------------------------------------------------------------

Tem dúvidas? Agende um horário comigo!

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail?

• Inscreva-se na minha NEWSLETTER

Precisando de orientação?

Confira meus Ebooks que vão lhe ajudar e orientar sobre como iniciar sua Carreira na Europa:

• Cover Letter com Foco no Mercado Europeu

• Guia com 29 Perguntas e Repostas - Como utilizar seu LinkedIn e buscar vagas na Europa

• Guia com 50 Perguntas e Respostas - Como seguir Carreira na Europa

Boa sorte!

Obrigada e um forte abraço.

Valéria Barros

RH Clock-in | Job Hunter & Headhunter

contact@rhclockin.com

#Europa #dicas #Carreira #linkedin #Internacional #recrutadores #perfil #ranking

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe