7 passos para construir um Planejamento de Carreira Internacional que funciona!



Primeiramente vamos ressaltar que um bom Planejamento de Carreira é o primeiro passo para obter sucesso em sua carreira profissional, sendo nacional ou a nível internacional.


Muitos profissionais acabam por desenvolver profissões genéricas com o passar dos anos, de um RH por exemplo, vai parar na logística da empresa, apenas visando um salário mais alto ou cargo específico.


Eu desenvolvi minha carreira toda em Recursos Humanos, apesar de ser formanda em Economia, trabalhar em bancos não era realmente o que eu buscava. Meu primeiro emprego me abriu a porta para o RH, chamado de DP naquela época, onde eu tive a oportunidade de iniciar meu estagio na área de Folha de Pagamento.


Me identifiquei em trabalhar com pessoas e a partir daí construí minha carreira em todas as áreas dos Recursos Humanos atuando e, Recrutamento e Seleção, Folha de Pagamento, Treinamento, Gestão de Pessoas, entre outros.


Construir um planejamento de carreira nada mais é do que organizar os seus objetivos profissionais para desenvolver habilidades e competências visando novos cargos dentro da empresa em que você trabalha, ou buscando novas posições no mercado como um todo.


"O meu objetivo foi mais longe, eu queria seguir uma Carreira Internacional, então criei minhas metas e fui atrás do meu sonho."


Para construir um Planejamento de Carreira Internacional de sucesso, o profissional baseia-se em definir os objetivos, estipular prazos, metas e estratégias para alcançá-los, levando em conta o seu momento profissional e o mercado de trabalho internacional.

Hoje vou apresentar 7 passos que eu acredito serem essenciais para analisar e levar em consideração neste planejamento.


"A chave para o SUCESSO está nos pequenos detalhes!"

• 7 passos para construir um Planejamento de Carreira Internacional que funciona!


1 - Definir os objetivos, estipular prazos, metas e estratégias: analise o mercado como um todo, focando nas suas qualificações profissionais e no mercado de trabalho internacional, demanda, idiomas, cursos e competências que as empresas buscam em um candidato. Adapte seu currículo e carta para apresentar às empresas o seu Potencial como Candidato!


2 - Definir o país/região que pretende morar: é preciso antes de tudo analisar a cultura, clima, idioma e se existem oportunidades de trabalho na sua área, que atendam ao seu perfil e qualificação profissional.


3 - Dinheiro e reserva financeira: não adiantar fazer um projeto lindo e não preparar uma reserva financeira para poder se manter nos primeiros meses e em caso de emergências.


Durante esta mudança de país a preparação de documentos, legislação, contratação, moradia e custo devida devem ser planejadas e orçadas, para evitar surpresas ou stresses desnecessários.


4 - Adaptação à nova cultura: existem vários fatores a serem levados em consideração, como cultura, idioma, frio, neve, horário de verão/inverno, ausência de amigos e familiares, etc.


Você e sua mente devem estar preparados para estas mudanças e flexível ao stress.


5 - Definir se vai com a família ou sozinho: esta decisão é uma das mais importantes, pois além de afetar a sua vida, vai comprometer a rotina dos seus familiares também.

Conversar e pôr as cartas na mesa neste momento é essencial.


6 - Aptidão e facilidade com idiomas: falar o idioma local é essencial para sobreviver em outro país, por mais que alguns países aceitem profissionais apenas com conhecimentos avançados de inglês, sobreviver no dia a dia vai depender do idioma local, em muitos casos até de um dialeto regional.


7 – Mãos à obra!

Planejamento elaborado, metas estipuladas, agora é hora de pôr a mão massa, preparar seu perfil para o mercado internacional, um bom CV, carta e LinkedIn são os primeiros passos para atrair empresas e oportunidades para você.


Caso tenha dificuldades, não hesite em buscar profissionais para lhe orientar nesta jornada, uma ajuda sempre é bem-vinda, principalmente se vai agregar experiência e conhecimento pra você neste momento tão importante.


Invista em um profissional, além da experiência e background, vai esclarecer suas dúvidas e lhe orientar sobre o melhor caminho a seguir para obter sucesso no seu Planejamento de Carreira Internacional!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com alguma dúvida?

• Dúvidas sobre: Planejamento de Carreira Internacional, mercado de trabalho na Europa, oportunidades e ofertas na sua área de atuação, estou aqui para lhe orientar e guiar.

Envie sua dúvida que eu respondo para você!

Confira aqui outros artigos para lhe ajudar a conseguir seu emprego na Europa:

UK - Carreira e Vida no Reino Unido traz facilidade no idioma e qualidade de vida!

• Falar inglês abre portas!

Quer saber mais sobre o meu trabalho e a Consultoria de Carreira na Europa?

Clique aqui e entre em contato.

Quer receber dicas e notícias sobre "Carreira Internacional" direto no seu e-mail? Inscreva-se já na minha NEWSLETTER.

Aproveite e curta a nossa Fanpage no facebook e siga a gente no Linkedin.

Boa sorte!

Obrigada e um forte abraço.

Valéria Barros

Consultora de Carreira Internacional

RH Clock-in

contact@rhclockin.com

#Carreira #Estudos #Europa #Planejamento #inglês #idiomas

RH Clock-in | Salzburg - Austria
  • LinkedIn

RH Clock-in | Headhunter & Job hunter | Europe